BIOGRAFIA

 

         Geraldo Nogueira tem 22 anos de atuação na advocacia, foi por dois mandatos membro do Conselho Pleno e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ.

          Em 1990 sofreu um acidente de carro, o que lhe causou uma paraplegia, mas Geraldo não desistiu de seus sonhos, investiu seu potencial nos estudos jurídicos, principalmente, voltados para defesa dos direitos humanos, sendo hoje a área de sua principal atuação.

 

 

 

ATIVISMO SOCIAL    

 

          Foi assessor jurídico e Diretor Executivo do Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro (CVI-Rio), por dez anos. Foi também vice-presidente para América Latina, da Reabilitation International; advogado debatedor de Programa da Rádio Tupi, subsecretário municipal do trabalho no Rio de Janeiro e vice-presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro (SSDPFRJ). Foi membro corregedor do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro e candidato a vice-prefeito na Cidade do Rio no ano de 2012. Realizou serviços jurídicos na Associação dos Cuidadores da Pessoa Idosa, da Saúde Mental e com Deficiência do Estado do Rio de Janeiro (ACIERJ); na Associação de Apoio as Pessoas com Deficiência da Zona Oeste do Rio de Janeiro – ADEZO (Bangu) e no SOLAZER O Clube dos Excepcionais (Engenho Novo), Grupo de Trabalho - GT Saúde Mental e Trabalho da SMDEI; Conselho de Usuários da Nextel para Região Sudeste.

 

          Advogado militante nas áreas do Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito da Pessoa com Deficiência, em caráter contencioso ou preventivo, tendo exercido assessoria jurídica junto a instâncias do governo estadual e municipal, para assuntos correlatos aos direitos da pessoa com deficiência.

 

             No ano, de 2012, Geraldo recebeu Honra ao Mérito, concedida pela Revista Reação de São Paulo e foi indicado para o Prêmio Nacional de Direitos Humanos quando concorreu com personalidades de diversas áreas sociais de todo o Brasil. Em 1997 a Associação dos Ostomizados do Rio de Janeiro, certificou sua inestimável dedicação em prol da cidadania da pessoa com deficiência e patologia; em 2000 foi homenageado pela Associação dos Bombeiros (ASBOM) e recebeu "Moção de Congratulações" da Câmara Municipal do Rio de Janeiro por sua atuação frente ao SSDPFRJ. Em abril de 2013 recebeu a comenda "Medalha do Mérito Autista" por iniciativa da Fundação Mundo Azul, tendo em vista sua atuação nessa área e o seu precoce reconhecimento de que o autismo é uma deficiência. Nos anos de 2008 e 2010 recebeu homenagem da Câmara Municipal de Mesquita, por sua eficácia no combate a exclusão da pessoa com deficiência. Em 2017 assumiu a Subsecretaria da Pessoa com Deficiência na função de subsecretário. 

 

 

Subsecretário

Geraldo Marcos Nogueira Pinto

 

Gerente de Processo I

Mariana Cristina de Souza Gomes

 

Coordenador de Serviços Especializados

Pedro Ivo Monte Coutinho de Souza

 

Eixo de Qualidade de Vida/Educação/Esporte e Cultura

Vanessa Carvalho D'Oliveira

 

Eixo de Acessibilidade

Ana Lúcia Peixoto Gonçalves

 

Eixo de Produção e Trabalho e Atenção ao Cidadão

Flávia Ribeiro Gomes Rocha

 

Eixo de Proteção Social

Barbara Soares da Veiga

 

Eixo Descentralização e Itinerância

Daniel El Achkar Mendes

 

Coordenadora dos Centros Municipais de Referência

Bianca Mara Cruz Pacheco Bressan

 

Assessora Chefe de Comunicação Social

Aline Mendes Rodrigues de Andrade

 

Diretora de Administração

Sandra Bento dos Santos Viana