Fundação Geo-Rio

17/06/2013 15:20:00


A Fundação Instituto de Geotécnica – Geo-Rio – é o órgão da Secretaria Municipal de Obras responsável pela contenção de encostas. A Geo-Rio foi fundada após os graves eventos chuvosos que castigaram o Rio de Janeiro em 1966. Desde então, o corpo técnico formado por engenheiros e geólogos realiza vistorias e define as obras necessárias para garantir a segurança da população.


Para auxiliar nesta tarefa, a Geo-Rio implementou, em 1996, o sistema Alerta Rio, que mantém 33 estações pluviométricas espalhadas pela cidade para monitorar as chuvas. A partir da análise das condições meteorológicas, o sistema emite alertas em casos de possibilidade de escorregamento. Esses alertas são divulgados à população por meio da imprensa e aos órgãos municipais responsáveis  pela  retirada  das  famílias dos locais e outras ações preventivas.
 

O pioneirismo mundial deste órgão público, aliado ao conhecimento e ao empreendedorismo de seu quadro técnico, levou, em pouco tempo, ao seu reconhecimento como órgão geotécnico de excelência a nível mundial. A Geo-Rio é solicitada por municípios de todo o Brasil para atuar como consultora.
 

Além das obras, o órgão ficou responsável pelos levantamentos e cadastramentos das características geológico-geotécnicas dos solos, das rochas e das jazidas de materiais de construção e pelo licenciamento e fiscalização dos projetos contenção de encostas e de exploração de jazidas da iniciativa privada. A Geo-Rio também é responsável por licenciar as construções em área de encosta.

 

Geo-Rio

Presidente: Marcio de Araujo Leão

Endereço: Campo de São Cristóvão, 268, 1º e 3º andares

Telefone: 3878-7878 / Fax: 3878-7850
E-mail: georio@pcrj.rj.gov.br
 


Arquivos relacionados:
  » História da Geo-Rio.doc -   - 




Serviços Serviços