Secretaria Municipal de Obras - SMO
De Olho nas Encostas

11/08/2014 11:53:00


 
 
 
Alerta Rio
 
O Alerta Rio é o sistema de alerta de chuvas intensas e de deslizamentos em encostas da cidade do Rio de Janeiro. Foi criado em 25 de setembro de 1996 com o objetivo de emitir boletins de alerta à população sempre que houver previsão de chuvas intensas que possam gerar inundações de vias públicas e/ou acidentes geotécnicos em encostas (deslizamentos).
 
 
O Sistema conta com uma rede de 33 estações pluviométricas espalhadas por todas as regiões do município do Rio de Janeiro. Estas estações enviam dados em tempo real, a cada 15 minutos, para a central do Alerta Rio – localizada no Centro de Operações Rio. A equipe do Alerta Rio é composta por meteorologistas, engenheiros, geólogos e técnicos que realizam monitoramento das condições do tempo e manutenção da rede de equipamentos 24 horas por dia, 7 dias por semana. 
 
Nas situações em que há a previsão de chuvas intensas para o município do Rio de Janeiro são emitidos avisos para os órgãos da Prefeitura envolvidos na mitigação dos danos causados por chuva forte (como Defesa Civil, Rio-Águas e outros). Já a população é avisada através dos canais do Alerta Rio na Internet e pela imprensa.
 



Serviços Serviços