Secretaria Municipal de Habitação - SMH
Parque Carioca recebe as famílias da Vila Autódromo

26/03/2014 19:03:00


Empreendimento construído pela Prefeitura do Rio, em parceria com o governo federal, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, o Parque Carioca, em Jacarepaguá, começa a receber seus primeiros moradores. As famílias da comunidade Vila Autódromo que viviam na faixa que passará por obras de canalização dos rios e duplicação das Avenidas Salvador Allende e Abelardo Bueno iniciaram a mudança para seus novos apartamentos nesta terça-feira (26 de março).

 

Das 583 famílias que vivem na Vila Autódromo, 280 estão se mudando da comunidade. Para atendê-las, a Prefeitura do Rio ofereceu apartamentos de dois e três quartos (45 adaptadas para pessoas com necessidades especiais) no Parque Carioca, condomínio com 900 unidades, localizado a um quilômetro da Vila Autódromo, com área verde, clube com piscina, espaço gourmet, creche e espaço comercial. Os moradores da comunidade também puderam optar pela indenização. A construção do empreendimento foi iniciada em fevereiro de 2013 e representou um investimento de R$ 105 milhões.

 

Das 280 famílias que estão no traçado da obra, 204 optaram pelo imóvel no Parque Carioca e 76 serão indenizadas.  Além disso, outras 172 famílias, que estão fora da área afetada pela obra, pediram à Prefeitura e aguardam reassentamento. Neste grupo, 140 querem ir para o empreendimento e outras 32 optaram pela indenização.

 

As oito primeiras famílias da Vila Autódromo que se mudaram para o Parque Carioca chegaram ao empreendimento comemorando com fogos de artifício. Margarida Pipardo não conteve a ansiedade e decidiu seguir para o Parque Carioca de moto, com o marido, antes de o caminhão chegar com sua mudança. Ao receber as chaves da casa nova, no bloco 3, correu para fazer a faxina antes de chegarem os móveis. "É muita emoção abrir a porta da minha casa própria", comemorou ela, que ocupará o imóvel com marido, duas filhas e o irmão.

Vanessa Gomes Barroso, do mesmo bloco, chegou com marido, casal de filhos e a cadela Fumaça para começar vida nova. "Agradeço muito à Prefeitura pela chance de termos nossa casa própria em um condomínio bonito e com toda infraestrutura. É um sonho antigo que agora estou realizando, estou muito feliz", declarou ela, emocionada.

O secretário municipal de Habitação, Pierre Batista, que recebeu os primeiros moradores do Parque Carioca, lembrou que a mudança iniciada ontem coroa um longo processo de negociação com os moradores. "É uma honra para nós recebermos as famílias da Vila Autódromo, que chegam tão felizes para ocupar suas casas. Tudo isso é fruto de muito diálogo e respeito entre eles e a Prefeitura", disse o secretário.


Imagens relacionadas: