Secretaria Municipal de Habitação - SMH
Prefeitura dá inicio a obras do Programa Morar Carioca no Morro da Providência

17/01/2011 10:16:00


A Prefeitura deu início neste domingo (16/01) às obras do Programa Morar Carioca no Morro da Providência, na Gamboa, a mais antiga favela do Rio. O investimento é de R$ 131 milhões e as intervenções vão beneficiar cerca de 5.500 moradores em 1.720 domicílios. As melhorias levadas pelo Morar Carioca para a Providência fazem parte das ações que estão sendo executadas pela Prefeitura para revitalizar a área portuária.

 

Após a apresentação de um vídeo com detalhes do projeto aos moradores, o secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar, explicou que o Morar Carioca é um marco de uma nova etapa dos programas de urbanização de favelas.

- Não são só intervenções básicas e superficiais. Estamos criando equipamentos sociais que vão melhorar a vida da população daqui - disse Bittar.

Para o prefeito Eduardo Paes, “talvez esta seja a intervenção mais simbólica do programa Morar Carioca, porque a Providência é a primeira favela do Rio e está na Zona Portuária, que passa por um processo de revitalização”.
Além de infraestrutura, com a implantação de novas redes de água, esgoto e drenagem, as obras incluem a construção de um teleférico e de um plano inclinado para facilitar a circulação e a acessibilidade dos moradores. O teleférico terá três estações e vai interligar a Providência com a Central do Brasil e a Cidade do Samba, num percurso de 665 metros. Terá capacidade para transportar cerca de mil pessoas por hora. Já o plano inclinado vai ligar a Ladeira do Barroso à Praça da Igreja do Cruzeiro. Cada cabine terá capacidade para 10 pessoas, com acesso adequado aos passageiros portadores de necessidades especiais.
O Morar Carioca também vai implantar um sistema de conservação, controle e ordenamento do uso e da ocupação do solo nas comunidades. Na Providência, está prevista a implantação de limites físicos e o desadensamento de trechos intensamente ocupados e insalubres. Com recursos da Prefeitura e do Programa Minha Casa, Minha Vida, serão construídas 1061 novas moradias para reassentamento de famílias que vivem em áreas de risco na Providência e em comunidades do entorno.
A proposta é transformar a comunidade num ponto turístico, com a construção de um Centro Histórico e Cultural, na área que abrange a Ladeira do Barroso, a Igreja Nossa Senhora da Penha, o antigo reservatório, a Capela do Cruzeiro e uma praça projetada com anfiteatro.

Os moradores da Providência vão ganhar um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) para 170 crianças, um Centro Esportivo e um Centro de Trabalho, Emprego e Renda. Está programada a reforma da Praça Américo Brum, o alargamento de ruas, reforma da pavimentação, construção de calçadas e melhoria das condições de acesso. Várias áreas serão reflorestadas.

 

Veja o vídeo das obras na Providência


 


Imagens relacionadas:















Vídeos relacionados:
»