Postos de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda

A Secretaria Municipal de Fazenda está localizada na Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Anexo, Cidade Nova. No local são prestados serviços ao contribuinte referentes às áreas de IPTU, ISS, ITBI, Nota Carioca, Tesouro Municipal e GRLF.

Além do atendimento presencial, a Prefeitura coloca a disposição do contribuinte a Central de Atendimento ao Cidadão 1746 para os moradores da cidade. Já aqueles que estejam fora do Estado do Rio devem ligar para o telefone (21) 3460-1746.

 

Atendimento Virtual - SACs

Em função da prevenção ao Coronavírus, as Subgerências de Atendimento Integrado ao Contribuinte (SACs) criaram canais de atendimento ao cidadão, por meio de e-mails, para evitar o deslocamento dos contribuintes, conforme disposto nos Decretos  47247/2020, 47263/2020 e 47264/2020. Os canais podem ser utilizados para esclarecimento de eventuais dúvidas, cumprimento de exigências, abertura de processos e envio de documentos, conforme orientações abaixo. Importante destacar que o tamanho total dos arquivos a serem eventualmente anexados pelos contribuintes está limitado a 20 MB por mensagem. Para envio de documentos de até 300 MB (somente para os casos de abertura de processos e requerimentos), o contribuinte deve acessar o link: https://docreceiver.smf.rio.rj.gov.br/importasac.php

 
ATENÇÃO: Serão considerados apenas os e-mails enviados nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, no horário comercial, de 9h às 18h.
 
·         Rio Sul Shopping
 
E-mail para dúvidas: sac1@smf.rio.rj.gov.br
 
E-mail para abertura de processos e envio de documentos: reqsac_riosul@smf.rio.rj.gov.br
 
·         Norte Shopping
 
E-mail para dúvidas: sac2@smf.rio.rj.gov.br
 
E-mail para abertura de processos e envio de documentos: reqsac_norteshop@smf.rio.rj.gov.br
 
·         Barra Shopping
 
E-mail para dúvidas: sac3@smf.rio.rj.gov.br
 
E-mail para abertura de processos e envio de documentos: reqsac_barrashop@smf.rio.rj.gov.br
 
·         Center Shopping
 
E-mail para dúvidas: sac4@smf.rio.rj.gov.br
 
E-mail para abertura de processos e envio de documentos: reqsac_centershop@smf.rio.rj.gov.br
 
·         West Shopping
 
E-mail para dúvidas: sac5@smf.rio.rj.gov.br
 
E-mail para abertura de processos e envio de documentos: reqsac_westshop@smf.rio.rj.gov.br

 
AVISOS: 
 
• A partir de 01/09, todos os Postos de Atendimento localizados nos shoppings realizarão atendimento presencial somente com agendamento prévio no Portal Carioca Digital (www.carioca.rio). Todos os serviços deverão ser previamente agendados, inclusive, os que ocorrem de forma virtual.
 

Todos os serviços disponíveis nos SACs, inclusive o de desbloqueio de senha web da Nota Carioca para pessoas físicas e jurídicas (inclusive MEI), poderão ser agendados de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h30. Aos sábados, das 10h às 12h30, o posto atenderá exclusivamente os casos de desbloqueio de senha web, e o atendimento não presencial para os demais serviços ocorrerá entre 14h e 15h30. Aos sábados não há atendimento processual.
 
 
• Devido ao encerramento das atividades do SAC Tijuca, os serviços de alteração de titularidade  e de destinatário de imóveis relativos ao 1º, 10º e 11º ofícios do RGI, antes realizados naquele SAC,  foram transferidos para a sede da Prefeitura, na Cidade Nova. Para mais informações, clique aqui.

 

 


 


 

ISS (Imposto sobre serviços de qualquer natureza e taxas)

A Secretaria Municipal de Fazenda disponibiliza dois postos presenciais de atendimento ao público (sede da SMF e SACs). 

 

 

Desde 04/09/18, somente os serviços previamente agendados são realizados no Plantão Fiscal das Gerências CIS-1 a CIS-5 e CIS-8. O agendamento deve ser feito por meio do Portal Carioca Digital.

 

 

 

 

Atendimento Virtual ISS - Clique aqui.

 

 

 

2. Serviço de Atendimento ao Contribuinte (SAC)

 

Os locais realizam serviços referentes aos tributos IPTU, ITBI e ISS.

 

A partir de 01/09, todos os Postos de Atendimento localizados nos shoppings realizarão atendimento presencial somente com agendamento prévio no Portal Carioca Digital (www.carioca.rio). Todos os serviços deverão ser previamente agendados, inclusive, os que ocorrem de forma virtual.

Todos os serviços disponíveis nos SACs, inclusive o de desbloqueio de senha web da Nota Carioca para pessoas físicas e jurídicas (inclusive MEI), poderão ser agendados de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h30. Aos sábados, das 10h às 12h30, o posto atenderá exclusivamente os casos de desbloqueio de senha web, e o atendimento não presencial para os demais serviços ocorrerá entre 14h e 15h30. Aos sábados não há atendimento processual.

 
Segue abaixo a lista dos postos de atendimento:

 

POSTOS DE ATENDIMENTO

Horário de Atendimento: de segunda a sexta, das 10h às 17h30 para serviços presenciais e das 17h30 às 19h30 para serviços não presenciais previamente agendados.

Sábados, das 10h às 12h30, exclusivamente para desbloqueio de senha web, e das 14h às 15h30 para serviços não presenciais previamente agendados.

Local

Endereço

Barra Shopping

Av. das Américas, 4.666 - Barra da Tijuca - 3º Piso, Centro Médico, Sala 326A

Center Shopping

Rua Geremário Dantas, 404 - Jacarepaguá - Piso G2 - Lojas 501 e 502 

West Shopping

Estrada do Mendanha, 555 - Campo Grande - Loja 282

RioSul Shopping

Rua Lauro Müller, 116 - Botafogo - Estacionamento G4 - Setor Amarelo

Norte Shopping

Avenida Dom Helder Câmara, 5474 - Loja 3021 - Cachambi - Cobertura - Vida Center

 


 
Serviços disponíveis:
 

 

ATENÇÃO:

Aos sábados não há atendimento processual.

Serviços Serviços