Postos de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento
A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento está localizada na Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Anexo, Cidade Nova. No local são prestados serviços ao contribuinte referentes às áreas de IPTU, ISS, ITBI, Nota Carioca e Tesouro Municipal.
Além do atendimento presencial, a Prefeitura coloca a disposição do contribuinte a Central de Atendimento ao Cidadão 1746 para os moradores da cidade. Já aqueles que estejam fora do Estado do Rio devem ligar para o telefone (21) 3460-1746.
AVISO: Os postos de atendimento (SACs) da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, localizados no Rio Sul Shopping (Botafogo) e no Center Shopping (Jacarepaguá), serão desativados a partir do dia 01/04/21.
Os contribuintes poderão ser atendidos nos SACs do Norte Shopping (Cachambi), Barra Shopping (Barra da Tijuca) e West Shopping (Campo Grande).
O atendimento nos SACs é realizado somente com agendamento prévio no Portal Carioca Digital (www.carioca.rio).
ISS (Imposto sobre serviços de qualquer natureza e taxas)
A Secretaria Municipal de Fazenda disponibiliza dois postos presenciais de atendimento ao público (sede da SMF e SACs).
Desde 04/09/18, somente os serviços previamente agendados são realizados no Plantão Fiscal das Gerências CIS-1 a CIS-5 e CIS-8. O agendamento deve ser feito por meio do Portal Carioca Digital.
|
Atendimento Virtual ISS - Clique aqui.
2. Serviço de Atendimento ao Contribuinte (SAC)
Os locais realizam serviços referentes aos tributos IPTU, ITBI e ISS.
Os Postos de Atendimento localizados nos shoppings (SACs) realizam atendimento presencial somente com agendamento prévio no Portal Carioca Digital (www.carioca.rio).
Todos os serviços disponíveis nos SACs, inclusive o de desbloqueio de senha web da Nota Carioca para pessoas físicas e jurídicas (inclusive MEI), poderão ser agendados de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h30, e aos sábados, das 10h às 15h30. Aos sábados não há atendimento processual.
POSTOS DE ATENDIMENTO | |
Horário de Atendimento: de segunda a sexta, das 10h às 19h30, e sábados, das 10h às 15h30, para serviços presenciais previamente agendados. | |
Local | Endereço |
Barra Shopping | Avenida das Américas, 4.666 - Barra da Tijuca - 3º Piso, Centro Médico, Sala 326A |
West Shopping | Estrada do Mendanha, 555 - Campo Grande - Loja 282 |
Norte Shopping | Avenida Dom Helder Câmara, 5474 - Loja 3021 - Cachambi - Cobertura - Vida Center |
-
Nota Carioca - Informações, Cadastro, Desbloqueio de senha de pessoas físicas. Em caso de pessoa jurídica, acesse o site da Nota Carioca e siga as orientações da área "Perguntas e Respostas".
-
Orientação aos serviços disponíveis na página da Fazenda. (http://www.rio.rj.gov.br/web/smf)
-
Declaração de pessoa física não inscrita - on-line
-
Guia de Autônomo - segunda via
-
Impressão de segunda via da guia anual da TIS (Taxa de Inspeção Sanitária) e da guia das Notas de Lançamento de exercícios anteriores não pagos
ATENÇÃO: Aos sábados não há atendimento processual. |
Atendimento Virtual - SACs
Em função da prevenção ao Coronavírus, as Subgerências de Atendimento Integrado ao Contribuinte (SACs) criaram canais de atendimento ao cidadão, por meio de e-mails, para evitar o deslocamento dos contribuintes, conforme disposto nos Decretos 47247/2020, 47263/2020 e 47264/2020. Os canais podem ser utilizados para esclarecimento de eventuais dúvidas, cumprimento de exigências, abertura de processos e envio de documentos, conforme orientações abaixo. Importante destacar que o tamanho total dos arquivos a serem eventualmente anexados pelos contribuintes está limitado a 20 MB por mensagem. Para envio de documentos de até 300 MB (somente para os casos de abertura de processos e requerimentos), o contribuinte deve acessar o link: https://docreceiver.smf.rio.rj.gov.br/importasac.php
ATENÇÃO: Serão considerados apenas os e-mails enviados nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, no horário comercial, de 9h às 18h.
· Norte Shopping
E-mail para dúvidas, abertura de processos e envio de documentos: reqsac_norteshop@smf.rio.rj.gov.br
· Barra Shopping
E-mail para dúvidas, abertura de processos e envio de documentos: reqsac_barrashop@smf.rio.rj.gov.br
· West Shopping
E-mail para dúvidas, abertura de processos e envio de documentos: reqsac_westshop@smf.rio.rj.gov.br
Serviços
- Seja qual for a solicitação ou serviço, o 1746 pode te ajudar
- IPTU: Emissão de 2a via, Certidão de Situação Fiscal e Enfitêutica do Imóvel, DARMs etc.
- Formulário de Alteração de Titularidade para entrega ao Registro de Imóveis
- ISS: Serviços on-line, Downloads e Emissão de DARMs
- Cadastro de Empresas Prestadoras de Outros Municípios - CEPOM
- Acesse: simulação de valor, solicitação de guias e consultas de ITBI
- Licitações