Secretaria Municipal de Fazenda - SMF
Fazenda Municipal disponibiliza Certidão Negativa pela internet

15/10/2014 10:30:00


A Secretaria Municipal de Fazenda publica no Diário Oficial de hoje (15/10), a Resolução n° 2824 cujo texto altera a Resolução n° 1.897/2003 que disciplina a emissão de certidões fiscais relativas ao ISS. A mudança estabelecida no documento vai beneficiar os contribuintes da Cidade, já que possibilita a retirada, pela internet, da Certidão Negativa de Débito do Imposto sobre Serviço (ISS). O documento que tem validade de 180 dias poderá ter sua autenticidade verificada também pela internet.

 

A condição para a retirada on-line do documento é que o contribuinte obtenha uma Certidão Negativa junto ao Plantão Fiscal do ISS, após a data de introdução do serviço na rede (15/10/14). A partir daí, sempre que o cidadão desejar poderá obter o documento pela internet, desde que mantenha-se em dia com o imposto. Para isso, basta acessar o ícone "Impostos, Contribuições e Taxas", clicar em "ISS" e escolher a opção "Certidões: Negativa, Regularização, Pagamento, não-contribuinte, elementos cadastrais".

 

Autônomos, optantes do SIMPLES e instituições financeiras não serão alcançados por esta funcionalidade neste primeiro momento.

 

A medida, além de diminuir o custo operacional das empresas, contribuirá para reduzir a quantidade de atendimentos no Plantão Fiscal do ISS, permitindo que haja mais tempo para orientação aos contribuintes.

 

A Certidão Negativa de Débitos informa a não existência de pendências relativas ao ISS, como Autos de Infração, Notas de Lançamento, débitos na Nota Carioca, parcelamentos, entre outros.




Serviços Serviços