Postos de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento

A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento está localizada na Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Anexo, Cidade Nova. No local são prestados serviços ao contribuinte referentes às áreas de IPTU, ISS, ITBI, Nota Carioca e Tesouro Municipal.

Além do atendimento presencial, a Prefeitura coloca a disposição do contribuinte a Central de Atendimento ao Cidadão 1746 para os moradores da cidade. Já aqueles que estejam fora do Estado do Rio devem ligar para o telefone (21) 3460-1746.

IPTU (Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana)

A Secretaria Municipal de Fazenda disponibiliza aos contribuintes postos presenciais de atendimento (sede da SMF e SACs).

Atendimento Virtual no Carioca Digital:

Para agendar o atendimento virtual do IPTU, acesse a opção "Agendamento IPTU e TCL", no portal Carioca Digital (www.carioca.rio). O atendimento será realizado por meio de videoconferência ou chat de mensagem.

Atendimento Virtual por e-mail:

Em função da prevenção ao Coronavírus, a Secretaria Municipal de Fazenda criou canais de atendimento ao contribuinte, por meio de e-mails, para evitar o deslocamento dos cidadãos, conforme disposto nos Decretos 47247/2020, 47263/2020 e 47264/2020. Cada endereço eletrônico atende a uma gerência específica do IPTU. O canal pode ser utilizado para esclarecer eventuais dúvidas e consultar o andamento de processos eletrônicos.

Para acessar a lista dos e-mails e dos serviços on-line do IPTU, clique aqui.

Atendimento Presencial:

Secretaria Municipal de Fazenda (Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Anexo, Cidade Nova - 9h às 16h)

- Gerência de Atendimento e Controle Processual (Térreo)

Serviços disponíveis:

• Recebimento de recurso

• Cumprimento de exigências

Serviço de Atendimento ao Contribuinte (SAC)

Os locais realizam serviços referentes aos tributos IPTU, ITBI e ISS.

POSTOS DE ATENDIMENTO

Horário de Atendimento: de segunda a sexta, das 10h às 20h.

Barra Shopping

Avenida das Américas, 4.666 - Barra da Tijuca - 3º Piso, Centro Médico, Sala 326A

West Shopping

Estrada do Mendanha, 555 - Campo Grande - Loja 282