Alimentos da agricultura familiar vão enriquecer a merenda escolar

21/09/2021 11:35:00

SME publica edital de Chamada Pública no valor de R$ 25,5 milhões para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e rural

A Secretaria Municipal de Educação vai investir R$ 25,5 milhões para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e rural para alimentação escolar. Os produtos vão abastecer cozinhas e refeitórios das 1543 unidades escolares da rede pública municipal. Serão 277 mil quilos divididos em 51 itens para alimentar de forma mais nutritiva 641 mil alunos. Uma forma de gerar fomento e renda aos micros e médios produtores, além de aumentar a qualidade da alimentação ofertada.

O chamamento público vai oferecer gêneros alimentícios diversificados e  sazonais. São frutas, hortaliças, legumes, tubérculos, temperos, leite, feijão e arroz, entre outros adquiridos por pequenos e médios produtores, o que os auxilia a manter as vendas nesta época de pandemia.

- Os produtos da agriculta familiar e rural vão enriquecer a alimentação dos estudantes da rede municipal e contribuir para motivar hábitos saudáveis. Além disso, comprar de associações e cooperativas ajuda no desenvolvimento social e econômico de milhares de famílias rurais - disse o secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

A pasta, por meio da Subsecretaria de Gestão, irá receber documentações previstas no edital de empreendedor de agricultura familiar ou rural até o dia 04/10. Os produtos serão utilizados no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), conforme especificações e quantitativos estabelecidos no Termo de Referência. O contrato vigorará a partir da assinatura até cinco meses.

A estimativa de gasto está em torno de R$ 25.547.658,81 e a retirada do edital  deve ser feita pelos interessados no sítio eletrônico http://ecompras.rio.rj.gov.br. As sugestões e questionamentos devem ser enviados para cplsme@rioeduca.net ou por telefone 2976-2317 /2120.

Outro edital de Chamada Pública, no valor aproximado de R$ 12 milhões, deverá ser publicado, ainda este ano, para o produtor individual e de grupo informal para o fornecimento de legumes e verduras.