Escola em Curicica reinaugura Núcleo de Arte para aulas de dança, música, tecnologia e teatro

22/01/2021 17:45:00

O Núcleo de Arte da Escola Municipal Silveira Sampaio, em Curicica, na Zona Oeste do Rio, foi reinaugurado, nesta sexta-feira (22/01). Antes da pandemia, a Ateliê-Escola atendia 860 alunos, com aulas de dança (balé, sapateado e jazz), música (violão e percussão), arte (desenho e pintura), tecnologia e teatro. O espaço, criado há 25 anos, foi reformado por meio de uma parceria com o Instituto da Criança, gestor social junto à empresa Glaxo Smith Klein (GSK). O núcleo ganhou pintura interna e externa, troca de telhas, instalação de vidros, mobiliário, pias e iluminação e agora está adequado para a retomada plena das atividades – o que só acontecerá após a definição da retomada presencial das aulas de acordo com os protocolos definidos pelo Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19 do município.

- Hoje, temos um espaço de qualidade para desenvolvimento dos projetos e do potencial dos nossos alunos. Gostaríamos que todas as escolas usufruíssem do que temos aqui – agradeceu a diretora do Núcleo, Denise Freitas.

A diretora-adjunta da escola, Ariadne Lage, falou do sonho de todos os profissionais daquela escola de voltar a ver aquele espaço cheio de "cabecinhas ávidas por conhecimento e por arte".

Participaram da reinauguração do espaço, o secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha; a subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo; o presidente da Glaxo Smith Klein, José Carlos Felner; a Coordenadora da 7ª CRE, Marcia Arruda; o diretor da Escola Municipal Silveira Sampaio, Roberto Prata; diretoras do Núcleo de Arte, além de professoras e profissionais de Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Assistência Social que atuam na região.

O secretário Ferreirinha agradeceu o trabalho de todos e desejou que o Núcleo de Arte da Escola Municipal Silveira Sampaio seja uma janela para uma Educação mais transformadora e integrada.

- O ano de 2021 será desafiador e crucial para nossa Educação. Queremos fazer um trabalho muito próximo para que tudo possa funcionar e o ano letivo flua muito bem na rede municipal. Contamos com vocês nesse processo tão importante que tem a Educação como principal elemento de transformação da sociedade.

A subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, elogiou a parceria que permitiu a reforma do espaço.

- Mais um sucesso da Parceria Público Privada. Na gestão do prefeito Eduardo Paes, vamos incentivar muito essas parcerias para que as pessoas tenham os melhores resultados agora e lá na ponta – destacou Talita.

Um dos professores mais premiados da rede, Luiz Felipe Lins, que é ex-aluno do colégio e professor da rede municipal há 25 anos, participou do evento e disse estar feliz com a reinauguração do espaço de arte.

- Espaços como esse são ferramentas que dão oportunidade de desenvolvimento de potencialidades que nem as próprias crianças reconhecem ter e que incluem, integram e empoderam nossos estudantes – citou o professor que leciona na Escola Municipal Francis Hime, na Taquara, em Jacarepaguá.

A Escola Municipal Silveira Sampaio tem 50 anos e atende a mais de 3 mil alunos.