Rede municipal de ensino do Rio voltará a ter acesso à internet

04/01/2021 20:19:00

No primeiro dia útil do ano, a nova gestão da prefeitura do Rio conseguiu acordo com a Claro, e o serviço de internet da rede municipal de ensino será reativado. A conexão estava suspensa desde o fim do ano passado por falta de pagamento, mas uma reunião dos secretários Pedro Paulo, de Fazenda, e Renan Ferreirinha, da Educação, com representantes da empresa de telefonia selou, na tarde de hoje, o restabelecimento da conexão. Agora, profissionais da Educação, pais e alunos poderão voltar a usar o serviço e realizar as matrículas para 2021. A inscrição será recebida somente pela internet, no endereço eletrônico www.matricula.rio.

O período de inscrição de crianças nas creches, inclusive, começou nesta terça-feira, dia 05/01. A volta da internet foi um dos principais pedidos de diretores e profissionais da Educação nos últimos dias. O serviço de dados é fundamental para a realização de matrículas e funcionamento das unidades escolares, que reabrem administrativamente amanhã e com horário reduzido, por causa da pandemia de Covid-19.

- Conseguimos resolver essa questão no nosso primeiro dia útil de trabalho junto com o secretário Pedro Paulo. Essa é uma medida muito importante para a nossa rede, que terá condições de fazer o processo de matrícula da maneira adequada - afirma Ferreirinha.

Na manhã de hoje, Ferreirinha visitou a Escola Municipal Osmar Paiva Camelo, na Maré, Zona Norte do Rio, e enfatizou a retomada do período de matrículas amanhã. Na escola da Maré, o novo secretário foi recebido pelas professoras Fátima das Graças Lima Barros, coordenadora da 4ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), Cristina Oliveira Carneiro, diretora da EM Osmar Paiva Camelo, e outras servidoras da unidade.

- Nossa gestão quer e vai estar próxima da rede, acompanhando o dia a dia e ouvindo de perto a comunidade escolar. Amanhã, retomamos o processo de matrícula e vamos seguir trabalhando para que as matrículas dos nossos estudantes sejam feitas com muito sucesso. - afirma o secretário.

A região da Maré é uma das que mais concentra alunos da rede. De Manguinhos à Penha, a área da Maré reúne 45 unidades (sendo 19 escolas), 651 turmas e 17,5 mil estudantes.

Período de matrículas:

Creche - Crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses - De 5 de janeiro a 10 de janeiro.
Pré-escola/Ensino Fundamental e EJA (Transferência interna) - Alunos de 4 anos em diante - De 8 de janeiro a 13 de janeiro.
Pré-escola/Ensino Fundamental e EJA (Alunos novos) - Alunos de 4 anos em diante - De 19 de janeiro a 24 de janeiro.