Aplicativo da Prefeitura para alunos da Rede Municipal ultrapassa os 5 milhões de acessos

18/06/2020 18:56:00


Vídeo do programa Orquestra nas Escolas é uma das novidades do material oferecido aos alunos

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem um bom motivo para comemorar. O aplicativo SME Carioca 2020, criado para os alunos da Rede Municipal estudarem durante o período de suspensão das aulas, ultrapassou a marca de 5 milhões de acessos.

As atividades de Língua Portuguesa e Matemática são as mais acessadas pelos alunos, que também estudam outras disciplinas, como Geografia, História e Ciências. Um dos motivos para o sucesso do uso da ferramenta é a participação de mães e pais nas atividades, principalmente dos estudantes dos anos iniciais de aprendizagem.

- A gente incentiva muito que a família participe das atividades junto com os filhos. Além disso, usamos uma linguagem simples e objetiva, facilitando bastante a compreensão pelos alunos. O resultado tem sido maravilhoso – ressalta Fátima Cunha, coordenadora de Materiais Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação.

Orquestra nas Escolas ajuda nas atividades com vídeos interativos

Uma das novidades inseridas no material recentemente é a participação da Orquestra nas Escolas, que reúne estudantes da Rede Municipal. Professores e alunos-músicos apresentam um vídeo que trata do tema das atividades daquela semana. Por exemplo, o vídeo do 8º ano mais atual aborda o clima na música, apresentando trechos de canções relacionadas às estações do ano, como País Tropical, Águas de Março e Um Dia Frio. No final, há sempre uma questão que busca a interação com o aluno.

Assista aqui ao vídeo dedicado ao material dessa semana do 8º ano: https://www.youtube.com/watch?v=aXtH_QXn1ro&lis

- Em sala de aula, o professor tem que seguir regras técnicas objetivas para apresentar o conteúdo. Quando a gente insere a música nessa aprendizagem, a arte mexe com a subjetividade, que é o prazer. E quando você estuda com prazer o resultado é muito melhor – explica Fátima Cunha.

Secretaria oferece outros recursos de complementação escolar

O aplicativo possui conteúdo pedagógico para todos os segmentos, da Educação Infantil ao Programa de Jovens e Adultos. De fácil manuseio, pode ser baixado via celular, notebook, tablet e computador pelo endereço eletrônico https://app.vc/smecarioca2020.

A Secretaria de Educação oferece uma série de outros recursos para os alunos estudarem durante o período de suspensão das aulas. O conteúdo didático também está disponível no site da MultiRio – produtora audiovisual de conteúdos educativos em diversas mídias que trabalha junto à comunidade escolar – que ainda disponibiliza aulas virtuais. Os professores da Rede Municipal de Ensino estão repassando conteúdos e atividades por meio de redes sociais, como Youtube, Facebook e Whatsapp.

A SME está desenvolvendo conteúdos específicos para a plataforma de aulas digitais da Microsoft TEAMS. Plataforma de matemática, acessível pelo sistema MATIFIC, também está disponível para os alunos.

Para os alunos que tiverem alguma dificuldade para acessar o conteúdo digital, a Secretaria Municipal de Educação entrega o material impresso.

Como estudar pela MultiRio

O Material de Complementação Escolar, com vários recursos de apoio pedagógico ligados aos conteúdos curriculares dos anos de Escolaridade da Educação Básica, está disponível no site da MultiRio. O livro do Material Didático Escolar está aberto para consultas no Portal da MultiRio (www.multirio.rj.gov.br).

Vale consultar abas como Multiclube, com conteúdos voltados para diferentes faixas etárias e que reúne o acervo audiovisual, jogos, publicações, reportagens e notícias; o Assista (www.multirio.rj.gov.br/assista), onde estão disponíveis conteúdos áudio visuais; as redes sociais – Facebook, Instagram (@multirio_oficial) e Twitter (@multirio) e no canal 546 da Net. 




56_INSTANCE_en5I 56_INSTANCE_en5I p_p_id_56_INSTANCE_en5I_


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110