Prefeitura do Rio oferece ferramenta gratuita da Microsoft para professores da Rede Municipal

14/03/2019 16:20:00

Docentes receberão instruções de como utilizar o Microsoft Teams em webinário, de 11 a 21 de maio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inicia no dia 11/5, das 10h às 11h, uma série de encontros remotos entre professores da Rede Municipal de Ensino, a participação dos professores é por adesão, por livre opção. Até o dia 21/5, cerca de 40 mil docentes da maior rede pública de ensino da América Latina participarão, virtualmente, de um webinário com representantes da empresa Big Brain, parceira da SME e da Microsoft, para apresentação da ferramenta Microsoft Teams. A plataforma permite que os professores acessem uma nova possibilidade de adaptação das suas rotinas pedagógicas para o mundo virtual, com a publicação de vídeos e exercícios. O recurso é gratuito e sem ônus para a Prefeitura do Rio.

Muitos profissionais já têm utilizado o Microsoft Teams durante o isolamento social, necessário para combater o contágio do novo coronavírus (Covid-19). O recurso é disponibilizado para todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação, por meio de seus endereços de e-mail. Cada funcionário recebe um login e senha após entrarem em exercício, com o domínio "rioeduca".

Os webnários – oito, no total – são divididos em dois momentos. Os quatro primeiros encontros, do dia 11/5 ao dia 14/5 são para a apresentação do aplicativo Teams. O segundo, de 18/ a 21/5 terão como foco a resposta às dúvidas dos professores. Cada webinário tem capacidade de atender até 10 mil professores.

A fim de dinamizar a ação, o corpo técnico e pedagógico da SME também está participando de formações pela internet com a empresa Big Brain Education para facilitar o suporte às unidades escolares.

Para se inscrever, basta acessar o formulário (https://bit.ly/teamssme) e preencher com os dados solicitados. As inscrições serão aceitas até o dia 8/5, sexta-feira.

A coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Maria Inácia Alvarenga, esclarece que a ação, além de não ter nenhum custo para o município, visa oferecer aos docentes mais conhecimentos digitais que podem ser de grande valor em suas rotinas agora e no pós-pandemia.

— Essa ferramenta corrobora em somar a mais uma estratégia que os professores poderão utilizar para atendimento dos alunos nesse momento de pandemia, onde todas as atividades remotas encaminhadas ficarão armazenadas nesse espaço virtual. Para os professores, o aplicativo dispõe de ferramentas que auxiliam no monitoramento e acompanhamento das atividades realizadas pelos alunos — esclarece a coordenadora.

Para mais informações, acesse o site da parceria: