Escolas municipais recebem mais de 1,7 milhão de materiais didáticos produzidos pelos professores

19/02/2020 18:45:00

Conteúdo se inspira no título Rio 2020: Capital Mundial da Arquitetura

Mais de 560 mil alunos da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro terão uma motivação a mais para estudar neste ano letivo: 1,7 milhão de materiais didáticos, feitos especialmente para eles e elaborados pelos próprios professores do município, já estão sendo entregues nas escolas.

E tem outra novidade: os conteúdos, sejam de História, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, entre outros, serão inspirados em um título inédito conquistado pelo município junto à Unesco, que é o de Rio 2020 Capital Mundial da Arquitetura. Dentro do contexto curricular haverá valorização dos bairros e territórios da cidade, por meio de suas paisagens e arquitetura. Será distribuído também material específico de Espanhol e de Inglês para estudo de idiomas.

Os materiais são entregues para estudantes do 1º ao 9º ano, Classes Especiais e Projetos de Correção de Fluxo. Com foco no perfil do aluno da Rede Municipal, essa ferramenta contempla a Base Nacional Comum Curricular e as especificidades do município.

- Nossos educadores participam cada vez mais ativamente do acompanhamento pedagógico dos alunos da Rede Municipal de Ensino, o que é muito gratificante. Estamos ampliando o desenvolvimento dos materiais didáticos, com História e Geografia. Temos uma responsabilidade muito grande com nossos estudantes. Queremos formar bons alunos e também bons cidadãos, capacitados para garantir um futuro melhor para nossa cidade – afirma a secretária municipal de Educação, Talma Romero Suane.

O Rio de Janeiro é a primeira Capital Mundial da Arquitetura, título inédito conquistado pela Prefeitura do Rio e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela União Internacional de Arquitetos (UIA). Ao longo de todo o ano de 2020, a cidade sediará uma série de eventos, entre eles o 27º Congresso Mundial de Arquitetos. Além de mostrar para o mundo a riqueza arquitetônica do Rio, esta titulação é também uma oportunidade de reflexão sobre o futuro, de planejar o que se quer para as cidades de todo o mundo.