Rio 2020: Prefeitura lança prêmio de práticas ambientais em escolas municipais

17/01/2020 18:07:00


A Prefeitura do Rio de Janeiro lança o 1º Prêmio Melhores Práticas Ambientais em Escolas do Município. A iniciativa tem como objetivo identificar e reconhecer projetos que se destaquem nessa área de atuação para estruturar bases de desenvolvimento de políticas públicas de educação ambiental. O projeto faz parte do calendário Rio 2020 que marca o ano em que a cidade será Capital Mundial da Arquitetura, título inédito concedido pela Unesco e pela União Internacional de Arquitetos (UIA). Um dos principais focos do calendário é a discussão envolvendo sustentabilidade e espaços urbanos.

A iniciativa da Rio Eventos em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente permite a participação de professores e alunos da rede pública municipal . O prêmio será dividido nas seguintes categorias: pré-escola, Ensino Fundamental I e II. Cada uma terá três projetos selecionados em um movimento que envolve 631.786 alunos de 1547 escolas. A expectativa é que esta iniciativa gere aumento da participação da comunidade escolar no engajamento sobre questões ambientais, inclusive sobre o uso consciente da água; maior atuação de alunos como agentes de mudança e incentivo na integração entre escola e família.

Os projetos serão analisados e avaliados por um comitê composto por especialistas em sustentabilidade e meio ambiente, além de jornalistas de meios de comunicação especializados. Todo o trabalho é feito tendo como base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) que estabeleceram metas a serem atingidas até 2030. Os temas analisados serão: consumo de energia, reciclagem, manejo de resíduos sólidos, plantio orgânico para apoio a merenda e educação ambiental inovadora.

Os vencedores receberão os prêmios _ que variam de R$ 6 mil a R$ 10 mil _ em abril de 2020 no Palácio da Cidade. As escolas selecionadas deverão apresentar seu plano de investimento para o valor recebido, que deverá ser revertido em melhorias das instalações, tendo como foco a sustentabilidade. A aplicação dos recursos será monitorada pela Prefeitura.

O prêmio complementa e reforça as ações já desenvolvidas pelo município com relação à questão ambiental, como o Programa Escolas Sustentáveis e o Programa Educativo em Áreas de Reflorestamento – PEAR. A expectativa é que esse prêmio deixe um legado à educação ambiental, incentivando os profissionais que se destacam em suas áreas, e, mais especificamente, aqueles que criaram e implantaram as melhores práticas ambientais.

Rio Capital Mundial da Arquitetura

O Rio de Janeiro é a primeira Capital Mundial da Arquitetura, título inédito conquistado pela Prefeitura do Rio e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela União Internacional de Arquitetos (UIA). Ao longo de todo o ano de 2020, a cidade sediará uma série de eventos, entre eles o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o Fórum Mundial de Cidades, exposições e concursos públicos. Além de mostrar para o mundo a riqueza arquitetônica do Rio, esta titulação é também uma oportunidade de reflexão sobre o futuro, de planejar o que se quer para as cidades de todo o mundo.




56_INSTANCE_en5I 56_INSTANCE_en5I p_p_id_56_INSTANCE_en5I_


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110