Palacete em Santa Cruz será palco de Concerto de Natal realizado por orquestra formada por alunos

12/12/2019 16:27:00


O belo Palacete Princesa Isabel, em estilo neoclássico, será palco da apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Santa Cruz, programa da Secretaria Municipal de Educação, na próxima segunda-feira, dia 16/12, às 19h. A apresentação faz parte da série de concertos natalinos que estão acontecendo no mês de dezembro por toda a cidade. O repertório é bem eclético e diversificado, com músicas de Alceu Valença, Gilberto Gil, John Lennon, Ivan Lins, Beethoven, Rossini, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, entre outros. A entrada é franca e aberta à população.

Mais de 30 alunos da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Santa Cruz, sob a batuta do maestro Anderson Alves, se apresentarão junto com o Coro Ternium, formado por funcionários da empresa, com regência de Denize Vieira. O projeto Orquestra nas Escolas, que inclui diversas formações musicais, foi criado em março de 2017 pelo prefeito Marcelo Crivella e, hoje, beneficia mais de 11 mil estudantes músicos de 8 a 15 anos, do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Até o final do ano mais unidades serão incluídas no programa, como Espaços de Desenvolvimento Infantis (EDIs), atendendo alunos desde a pré-escola e atingindo 30 mil alunos no total. Os alunos podem optar pelos seguintes instrumentos: violino, viola, violão, violoncelo, contrabaixo acústico, oboé, fagote, trombone, saxofone, clarinete, bandolim, trompa, tuba, cavaquinho, flauta doce, flauta transversal, percussão, e canto coral.

Para fazer parte da OSJC, os alunos participam de audição e os aprovados passam a ensaiar duas vezes por semana com maestros. Cada integrante da orquestra recebe bolsa-auxílio no valor de R$ 200, além de lanche e vale-transporte. Alunos do 9º ano, quando seguem rumo ao Ensino Médio, têm a oportunidade de se tornar monitores da OSJC e demais orquestras do projeto. Atualmente o programa já conta com 62 monitores.

A Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Santa Cruz tem o patrocínio da Ternium, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Serviço: 

16/12 - Palacete Princesa Isabel
Horário: 19h
Endereço: Rua das Palmeiras Imperiais, s/n – Santa Cruz
Gratuito 




56_INSTANCE_en5I 56_INSTANCE_en5I p_p_id_56_INSTANCE_en5I_


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110