Alunos da Rede Municipal de Ensino são premiados por redações sobre o Holocausto

11/12/2019 16:59:00


Não foi à toa que a premiação das melhores redações e desenhos da XIV Jornada Interdisciplinar Holocausto & Direitos Humanos - As violações de Direitos Humanos: Ontem e Hoje - aconteceu no dia 10/12. Exatamente nesta data comemora-se o dia Internacional dos Direitos Humanos. A iniciativa, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, a Associação Judaica B'nai B'rith e a Secretaria de Estado de Educação, realiza há 14 anos uma programação de palestras e atividades para complementar o trabalho dos professores, que já abordam o tema em aulas. O evento também busca estimular entre os alunos uma reflexão sobre intolerância e preconceito.

Somente das unidades Escolares Municipais do Rio participaram 100 unidades. Ao todo, foram recebidas 82 redações e 47 desenhos sobre o Holocausto. Apesar da pouca idade dos participantes e da temática forte, todos os presentes ficaram impressionados com a qualidade dos trabalhos apresentados. Na premiação estavam persentes Roberto Antunes, coordenador de história da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro; Jayme Gudel, Diretor Cultural da B'nai B'rith; a professora doutora Sofia Débora Levy, escritora de diversos livros sobre o Holocausto; e Maria Beatriz Leal, da SEEDUC (Secretaria de Estado de Educação).

A aluna Giovanna Maria da Silva, do 6º ano da Escola Municipal Olímpica Carioca Nelson Prudêncio, disse que já havia escutado falar sobre o Holocausto, mas este ano teve a chance de aprender mais sobre o assunto através do programa. Quando soube do concurso ficou mais curiosa e pesquisou mais sobre a perseguição e o extermínio de judeus organizado pelo governo alemão.

— Fiquei espantada com esses acontecimentos, então fiz meu desenho porque queria mostrar que me importo com aquelas pessoas que já se foram, mas sofreram tanto. Desenhei uma mulher de olhos vendados, presa numa corrente com uma placa escrito "Holocausto". — Giovanna explicou. Segundo ela, sua inspiração nasceu a partir do filme "O Menino do Pijama Listrado", que conheceu através da professora Cristiane Brandão, sua professora e orientadora no concurso.
A professora Cristiane Brandão, da Escola Municipal Olímpica Carioca Nelson Prudêncio, trabalha na sala de leitura e acha muito importante mencionar com os alunos sobre o genocídio cometido pelos nazistas ao longo da Segunda Guerra Mundial, pois acha que o tema jamais deverá cair no esquecimento para que nunca mais se repita. Após participar da Jornada Interdisciplinar de 2019, iniciou um trabalho de orientação sobre o Holocausto na escola através de vídeos e conversas.

— Este ano exibi o filme "Zoológico de Varsóvia". Também emprestei livros para os alunos se aprofundarem no assunto e na hora do recreio debatíamos sobre esse fato histórico tão cruel. É de extrema importância os alunos também saberem sobre Direitos Humanos. Falamos muitos dos judeus, mas ainda sofrem discriminação negros e homossexuais. Falar do Holocausto também é uma forma de combater o preconceito — Cristiane diz.

Roberto Antunes, Coordenador de História da SME e um dos organizadores da jornada há seis anos, também mencionou a importância de estudar sobre Direitos Humanos, um tema transversal a muitos assuntos, especialmente história.

— Estamos no Brasil de 2020 e falar de Holocausto, infelizmente, ainda tem muita relação com a atualidade. A violência faz parte da realidade de muitas pessoas. A gente deseja que todos os jovens e crianças das Escolas Municipais tenham uma vida inteira pela frente com uma cultura de paz.

Foram premiados com um voucher no valor de R$150,00 para serem usados em livros os seguintes alunos e professores:

Desenhos:

Giovanna da Silva – Escola Municipal Olímpica Carioca Nelson Prudêncio
Isis Ribeiro – Escola Municipal Olímpica Carioca Nelson Prudêncio
Hellen Eufrásio – Escola Municipal Rio Grande do Sul
Professora Cristiane Brandão – Escola Municipal Olímpica Carioca Nelson Prudêncio
Professora Daniele Rodrigues – Escola Municipal Rio Grande do Sul
Tatiane Junqueira – Escola Municipal 20 de Abril

Redações:

Fhelipe Nunes e Professora Cátia Andrade - Escola Municipal Berlim
Gabriela da Silva e Professora Vanessa Matos – Escola Municipal Olímpica Carioca Nelson Prudêncio
Leila Mendes e Professora Katia Cordeiro – Escola Municipal General João Mendonça Lima 




56_INSTANCE_en5I 56_INSTANCE_en5I p_p_id_56_INSTANCE_en5I_


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110