Alunos da Rede Municipal ganham medalhas de bronze na China, em Olimpíada de Matemática

06/12/2019 19:01:00

Quatro alunos da Escola Municipal Olímpica Carioca Doutor Sócrates (EMOC), em Pedra de Guaratiba, acabam de voltar de Pequim, na China, trazendo na bagagem duas medalhas de bronze e certificados de excelência, conquistadas na Olimpíada Mundial da Matemática (World Mathematics Team Championship). Os jovens, que têm entre 11 e 14 anos, voltaram do país oriental em 25/11, disputando medalhas com 1.100 estudantes de diversas nacionalidades. Para participar da competição foi necessário passar por uma prova de fogo: os exames da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, realizada em abril. Nesta etapa classificatória, foram conquistadas 186 medalhas pela EMOC Doutor Sócrates e oficializada a vaga da escola na competição final.

- Foi uma experiência incrível. Eu sempre tive o sonho de fazer faculdade no exterior e foi uma preparação para a minha vida. Quero ser cientista da Nasa. Foi minha primeira viagem internacional e, mesmo com a dificuldade de comunicação, é bem legal estar em um outro continente depois de 20 horas de viagem. Eu falaria para outra pessoa que quer o mesmo, para nunca desistir do seu sonho e continuar tentando, se esforçar e acreditar sempre – disse o aluno Thales Sacramento, de 13 anos, que ganhou medalha de bronze.

Para a competição, os estudantes foram separados em três categorias: júnior, intermediário e avançado. As provas da olimpíada mundial ocorreram em três etapas: individual, revezamento e em equipe. Os estudantes da Rede Municipal de Ensino são Júlia Alves, de 14 anos, e Thales Sacramento, de 13 anos, medalhas de bronze; e Giulie Anne Alencar, 15 anos, e Bento Magnano, 11 anos, certificados de excelência. Para fazer as provas, os estudantes utilizaram os conhecimentos em inglês adquiridos na unidade municipal de ensino. A Secretaria Municipal de Educação incentiva o desenvolvimento de atividades pedagógicas de excelência e ampliou a criação de escolas bilíngues: passou de dez em 2017 para 28 em 2019, sendo: 11 de português-espanhol, 13 de português-inglês, 3 de português-alemão e 1 de português-francês. Ressaltando que em todas as 1.540 unidades da rede, do 6º ao 9º, tem as aulas de inglês em tempos regulares.

- Apesar de ser a minha primeira viagem internacional, eu me foquei no que estudei e no meu desempenho até aqui. Mesmo com a prova sendo feita em inglês, só tive que executar os conteúdos que aprendi na escola e manter a concentração. Antes de tudo, teve muita preparação. Sem o meu professor Sérgio eu não teria conseguido essa conquista, então sou muito grata a ele. Se eu tivesse que dar uma dica para quem sonha em vencer competições de matemática, indicaria estudar de verdade, com garra, dar o melhor de si e acreditar que você é capaz – afirmou a estudante Júlia Alves, de 14 anos, que também ganhou medalha de bronze.

Para o professor de matemática da EMOC Doutor Sócrates, Sérgio Carvalho Sampaio, a viagem para a China foi uma conquista de toda a escola e soma muitos pontos para a educação carioca.

— Levar crianças do município do Rio de Janeiro e alcançar esse destaque é algo que me emociona muito como professor e incentivador desses alunos. É reflexo de que vale a pena investir em educação de qualidade — comentou o professor Sérgio.

O trabalho em equipe, um dos eixos a serem executados com os alunos na Olimpíada, foi o diferencial da escola para alcançar o bom resultado.

— Este é o segundo ano que tentamos vagas para a Olimpíada Mundial. Desta vez, viajamos para a competição. Fizemos uma ação com todos os professores de matemática para os estudantes enxergarem a matemática lúdica, do cotidiano, um conhecimento disponível para todos. Fortalecer esse pensamento permitiu que eles se sentissem capazes de conquistar qualquer coisa na vida deles – disse o professor.