Alunos da Rede Municipal apresentam trabalhos sobre a violência contra a mulher

05/12/2019 14:24:00


Com o objetivo de propor uma reflexão sobre a violência contra a mulher e chamar a atenção para esta grave questão, buscando uma conscientização mais ampla, a Secretaria Municipal de Educação (SME), através da Coordenaria de Projetos de Extensão Curricular (CPEC), realizaram uma mostra de cartazes do programa "Maria da Penha vai à Escola" – com trabalhos elaborados por alunos. As criações foram desenvolvidas junto com professores da Rede Municipal de Ensino do 6º ao 9º ano. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo São Sebastião, sede da Prefeitura, na última segunda-feira (2/12).

Segundo a promotora Carla Araújo, o programa "Maria da Penha vai à Escola", que foi transformado em lei municipal, é importante para ampliar os debates e os conhecimentos sobre a Lei Maria da Penha.

—Adolescentes que vivem em um lar violento tendem reproduzir esse padrão. Conscientizar os jovens para que eles não sejam abusados ou se tornem abusadores é fundamental para conter essa repetição — afirma Carla.

Além da mostra de cartazes, também aconteceu a encenação da peça "Meninas Poderosas", escrita pela professora Cris Brandão e encenada por alunos do 9º ano da Escola Municipal Olímpica Carioca Nelson Prudêncio, na Ilha do Governador.

Idealizada pela aluna Mel Amaral, a encenação teatral abordou casos de violência física e psicológica contra a mulher.

— Esse é um assunto que ainda é tabu e por isso as pessoas evitam falar sobre o tema. A ideia foi de criar uma peça de teatro como forma de conscientizar todos sobre esse problema que precisa ser combatido – explica a aluna Mel. 




56_INSTANCE_en5I 56_INSTANCE_en5I p_p_id_56_INSTANCE_en5I_


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110