Escolas vão celebrar a paz na quinta-feira, dia 17

11/08/2017 08:06:00


Com brincadeiras, teatro, música e jogos, alunos e professores da rede municipal promovem encontros pela paz em diversos locais do Rio de Janeiro

 

 

Na próxima quinta-feira, dia 17, 650 mil estudantes da rede municipal têm encontro marcado com a tolerância, com a solidariedade, com a harmonia, com o companheirismo, ao promover, ao lado de seus professores e funcionários das escolas, atos pela paz em diferentes regiões da cidade correspondentes aos distritos das 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

 

Os encontros descentralizados fazem parte da mobilização da comunidade escolar pela campanha Aqui é um lugar de Paz, que vem sendo desenvolvida desde maio nas unidades e apoiada pela Secretaria Municipal de Educação. Os atos ocorrem em substituição ao Encontro pela Paz que aconteceria no dia 2 de julho no Aterro do Flamengo, mas acabou cancelado por conta do mau tempo.

 

Por meio de atividades lúdicas, esportivas e culturais, as escolas querem mostrar à sociedade, convidada de primeira hora aos atos descentralizados, que a paz nas escolas é possível e imprescindível para a formação de crianças e jovens. Equipamentos importantes da cidade, como o Museu de Arte do Rio (Mar), Engenhão, Parque Olímpico, Lona Cultural João Bosco (Vista Alegre), Arena Carioca Jovelina Pérola Negra (Pavuna) e a Cidade das Crianças (Santa Cruz), entre outros, serão territórios de paz para as brincadeiras e jogos da garotada.

 

Iniciada há dois meses e sem data para acabar, a campanha Aqui é um lugar de Paz se insurge contra a violência que já resultou na perda prematura das jovens Vanessa dos Santos e Maria Eduarda, alunas das escolas José Eduardo de Macedo Soares e Jornalista e Escritor Daniel Piza, respectivamente, e expõe centenas de vidas ao risco de morte diariamente. A violência já provocou o fechamento de 381 escolas desde o início do ano, deixando 130.468 mil alunos sem aulas.

 

O movimento das escolas conta as a parceria dos escoteiros, das superintendências da Prefeitura, das unidades de Saúde, Conselho Tutelar e Assistência Social. Vem mobiliando todas as unidades e setores da Rede de Ensino. Nas escolas a palavra paz vem sendo trabalhada de diferentes formas, seja como braços de projetos políticos-pedagógicos, seja no desenvolvimento de trabalhos especiais de arte, música, canto, poesia e teatro. Nessa caminhada pela paz juntaram-se órgãos e secretarias municipais. A campanha também conta com o apoio de entidades como a Unicef, Fiocruz, Unesco, Observatório das Favelas e a Rede Maré, entre outras.

 

 

 

Pilotis do Museu de Arte do Rio (MAR): exposição e projeção de trabalhos imagens e vídeos desenvolvidos nas unidades escolares, apresentação de grupos de teatro, música e dança, terapia do espelho e do abraço, além de oficinas educativas – 9h às 14h.

 

 

Parque dos Patins, Praia Vermelha, Alto da Boa Vista e diversas praças do Rio – 9h às 12h.

 

 

 

 

Engenhão – Oficinas, contação de histórias; orientações de bucal – 9h às 13h.

 

 

IAPI e Vila Olímpica da Maré – exposição e trabalhos, apresentação de bandas, teatro e dança e da Orquestra da Maré – 9h às 13h.

 

 

Lona Cultural João Bosco – Apresentação de música, grupos teatrais, animação e brincadeiras para as crianças – 8h30 às 13h.

 

 

Arena Jovelina Pérola Negra (Pavuna) – Apresentações de coral, de poesia, dança, teatrais e artísticas diversas 9h às 15h.

 

 

Arena 3, Parque Olímpico – Atividades infantis e de saúde, aulas de ginástica, vacinação e apresentações de grupos teatrais e musicais e de vídeos produzidos nas escolas – 9 às 13h.

 

 

Centro de Convivência de Padre Miguel -- Reunirá cultura e saúde, com atividades artísticas e bancas de saúde da família e assistência social -- 9h às 13h.

 

 

Centro Esportivo Miécimo da Silva (Campo Grande) Apresentação de bandas e corais, tendas de acolhimento, atividades lúdicas e de dança, oficinas pedagógicas, distribuição de mudas – 8 às 13h.

 

 

Cidade das Crianças Leonel Brizola (Santa Cruz) – Desfile de bandas marciais, brincadeiras infantis, oficinas de desenho e pinturas, apresentações musicais e teatrais, abraço simbólico à Escola Municipal Ricardo Brentani – 9h às 13h.

 

 

Quadra da Vila olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador – Apresentações musicais, de teatro e dança e de trabalhos dos alunos – 9h às 12h.