Ginásio Carioca

17/03/2016 09:40:00


Novo modelo de ensino para as escolas de segundo segmento (7º ao 9º Anos) da Prefeitura do Rio, o Ginásio Carioca, implantado pela Secretaria Municipal de Educação em 2011, foi concebido levando-se em consideração as experiências educacionais e o modelo pedagógico e de gestão desenvolvidos nas escolas-pilotos – Ginásios Experimentais Cariocas – e os resultados que demonstraram sua eficácia.

 

Apoiado no princípio do Protagonismo Juvenil, o Ginásio Carioca proporciona não só a excelência acadêmica dos jovens, como oferece um conjunto de ações sob a forma de práticas e vivências, por meio da ampliação da jornada escolar e da implantação de metodologias que auxiliam na elevação dos indicadores de aprendizagem em todas as suas dimensões, ao apoio ao seu projeto de vida e a educação para os valores democráticos.

 

O tempo ampliado de dedicação dos profissionais dessas unidades, e uma matriz curricular integrada são fatores determinantes para que a escola possa atender às expectativas dos alunos. Esses fatores permitem aprimorar a formação dos professores e o desenvolvimento de metodologias eficientes. Os Ginásios Cariocas representam um novo modelo de escola, que inova na matriz curricular, na metodologia, no modelo pedagógico e no modelo de gestão, incorporando técnicas de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de seus processos, proporcionando um círculo virtuoso da gestão escolar. A inovação no processo de organização da matriz curricular ocorre com a introdução das atividades de projeto de vida, estudo dirigido e atividades eletivas, proporcionando o aperfeiçoamento do ambiente de aprendizagem.

 

Os Ginásios também oferecem disciplinas eletivas, com objetivo de estimular a criatividade dos estudantes e alguns apresentam, ainda, uma estrutura vocacionada, em razão da proposta curricular diferenciada. São eles: Ginásio Olímpico, Ginásio das Artes, Ginásio do Samba e Ginásio de Novas Tecnologias.

 

Além das inovações pedagógicas, os Ginásios Cariocas apresentam desempenho melhor em relação à rede escolar. Somente no último IDERIO, em 2014, entre as 10 unidades escolares que tiveram melhores resultados, nove eram Ginásios Cariocas. Atualmente a cidade conta com 38 Ginásios Cariocas.

 

IDERIO (Ginásios Cariocas - Anos Finais)

- 2010: 4,2

- 2011: 5,5

- 2012: 5,7

- 2013: 5,7

- 2014: 6,5

 

IDERIO (Rede Municipal - Anos Finais)

- 2010: 4,0

- 2011: 4,5

- 2012: 4,5

- 2013: 4,6

- 2014: 5,0


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços