Filmes produzidos por alunos do Rio são selecionados para dois festivais de cinema

24/07/2020 23:55:00


Aluna se destaca ao dirigir e protagonizar seu primeiro curta-metragem

Três curta-metragens produzidos por alunos da Escola Municipal Adalgisa Nery, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, foram selecionados para participar do 15º Festival Taguatinga de Cinema (FestTaguá2020), no Distrito Federal. Um dos filmes, "Inspirações", está na disputa da Mostra Competitiva ao lado de outras 23 produções.

Os outros dois minidocumentários, assim como "Inspirações", estão na Mostra Seleção Popular, cujos vencedores serão conhecidos por votação on line. Os filmes retratam o cotidiano dos alunos da escola em Santa Cruz, Zona Oeste da cidade, abordando temas como cidadania, preconceito e inclusão social.

 O curta "Inspirações" também foi escolhido para o 3° Festival de Cinema Curta Caicó, no Rio Grande do Norte, de 8 a 16 de agosto. São 115 filmes divididos em quatro mostras competitivas e seis paralelas. A votação também será on line, por meio do site www.curtacaico.com.br.

Os curtas são frutos do projeto #CinEscola, criado e coordenado pelo professor de História Ygor Lioi, com a parceria dos cineastas Nathalia Sarro e André da Costa Pinto. No início do ano passado, ele decidiu criar uma matéria eletiva para ensinar os alunos do 9º ano da Escola Adalgisa Nery os primeiros passos de uma produção audiovisual.

- Eu não estou fazendo nada de surpreendente. Quero apenas dar oportunidade ao aluno de contar a história dele, ter voz numa sociedade onde as oportunidades são raras – explica o professor.

Ygor conta que o projeto tem como base três pilares: empoderar, capacitar e dar visibilidade. Logo no início do curso, o professor conseguiu 100 ingressos e levou os alunos ao cinema, experiência inédita para muitos deles. Quem soube tirar bastante proveito das aulas foi Ariany de Souza, uma das revelações descobertas pelo professor. A aluna escreve poesias, compõe músicas, canta, atua... Com tanto talento, ela virou diretora e protagonista do filme "Inspirações".

- Esse projeto fez com que eu acreditasse mais no meu talento. Sempre tive vontade de explorar mais esse meu lado de cantora e compositora – conta a jovem, de 15 anos, que revela se inspirar em artistas como Izza e Ludmila.

O curta "Inspirações" aborda o racismo como um dos obstáculos na vida dos jovens negros que vivem na periferia. Ariany mesmo dá um depoimento em que diz já ter sofrido preconceito, mas que soube superar o trauma.

- É muito raro ver uma menina negra ter voz na sociedade, ser reconhecida. O filme me mostrou que é possível superar a barreira do preconceito e que todo mundo pode sonhar e realizar o seu sonho.

Mostra Seleção Popular reúne mais de 400 filmes

Os três curtas produzidos pelos alunos da Rede Municipal de Ensino disputam a Mostra Seleção Popular do FestTaguá2020 com mais de 400 filmes. Alguns deles, contam com a participação de atores consagrados, como Osmar Prado (Um café e 4 segundos) e Antonio Pitanga (Riscados pela memória). A votação é on line e vai até 30 de agosto. As três produções mais curtidas pelos internautas receberão um prêmio no valor de R$ 1.000,00.

A seguir, um breve resumo de cada filme e o link para assistir e votar. É necessário se cadastrar e fazer login no site do festival.

 

'Inspirações'

A diretora e atriz principal do filme, Ariany de Souza, é uma jovem da Zona Oeste do Rio que encontrou na música e na poesia as inspirações para vencer os obstáculos que a vida foi colocando em seu caminho.

https://festivaltaguatinga.com.br/festivalTagua/15/assista/curta/filme/2071

'Para todes'

Os alunos da Escola Municipal Adalgisa Nery embarcam numa aventura para mostrar ao mundo que é necessário romper com muros visíveis e invisíveis. Estes acabam impossibilitando, na maior parte das vezes, pessoas com necessidades especiais, LGBT's, mulheres, entre outros grupos, de participarem de partidas de futebol. No linguajar deles, mesmo que a partida seja "à brinca ou à vera", há uma intensa disputa para saber o vencedor.

https://festivaltaguatinga.com.br/festivalTagua/15/assista/curta/filme/2072

'Ainda somos os mesmos'

Será que os sonhos dos jovens da escola são iguais aos dos seus pais? Nesse curta, o diretor Jonathan Rodrigues, junto com os amigos de classe, questiona os responsáveis sobre quais eram seus sonhos na infância e como eles conseguem ver o mundo atualmente.

https://festivaltaguatinga.com.br/festivalTagua/15/assista/curta/filme/2073

 

Além do apoio da Secretaria Municipal de Educação, o professor Ygor Lioi faz questão de agradecer a colaboração de alguns profissionais, tanto no desenvolvimento das oficinas com os alunos quanto na produção dos curtas: Vinicius Bondim (autor do jingle), Gabriela Dyminski (montadora), Natalia Pires (diretora de fotografia), Cecília Vaz (diretora de fotografia), Henrique Patuá (diretor de fotografia\operador de som), Fátima Rodrigues (montadora), Paola buzzone (youtuber), Malu Falangola (atriz).




56_INSTANCE_en5I 56_INSTANCE_en5I p_p_id_56_INSTANCE_en5I_


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110