Prefeitura oferece novos recursos on-line para alunos: vídeos literários e bate-papo com escritores

19/05/2020 18:04:00


Duas lives serão compartilhadas nesta terça-feira, 19/5, no canal da Sala de Leitura Virtual da SME

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lança na internet, nesta terça-feira, 19/05, sete vídeos literários para os alunos da Rede Municipal de Ensino, como forma de complementar os estudos. Os escritores Henrique Rodrigues, Kiusam Oliveira, Eliana Alves Cruz, Eliza Lucinda e a atriz e Danielle Barros estão entre os protagonistas dos vídeos em dois bate-papos disponibilizados gratuitamente.

Também estarão disponíveis vídeos de professores e outros escritores que falarão sobre temas como: a importância da saúde pública em "Ludi na Revolta da Vacina: uma odisseia no Rio Antigo"; a amizade e o respeito em "Os cacarecos do Seu Maneco"; as diferenças entre as pessoas em "A menina que tinha o céu na boca"; a importância de se ter valores em "A nova roupa do imperador"; e porque devemos desenvolver a empatia em "O sumiço do macaquinho".

A Sala de Leitura Virual da SME está levando mais leitura para os 650 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino que estão em isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A partir do empenho de professores, escritores e outros parceiros, são publicados, semanalmente, vídeos com foco na promoção da leitura e da literatura para todos os segmentos, da Educação Infantil ao Ensino de Jovens e Adultos. Desde o início da ação, a partir da suspensão das aulas tradicionais, o canal já recebeu mais de 16 mil visualizações e 1,47 mil novos inscritos. Além de professores, já enviaram vídeos para o canal o imortal da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, o escritor Pedro Bandeira e o bisneto do escritor Monteiro Lobato, Ricardo Monteiro Lobato, entre outros participantes.

O material on-line poderá ser acessado através da Sala de Leitura Virtual da SME (https://www.youtube.com/channel/UCdERFeChcuTmW2q72_8RpmQ/featured).


Programação desta semana em detalhes

Bate papo com Kiusam de Oliveira e Henrique Rodrigues

Bate papo com Eliana Alves Cruz, Elisa Lucinda e Danielle Barros

"Ludi na Revolta da Vacina: uma odisseia no Rio Antigo": a professora Jenny Fernanez vai narrar a história escrita por Luciana Sanroni que retrata o passeio da família Manso ao Centro do Rio de Janeiro. O passeio se transforma em uma grande aventura quando Ludi, seus irmãos, os pais e Marga viajam no tempo e vão parar no "antigo" Rio de Janeiro, em pleno o início de século XX, uma época em que acontecia a conhecida "Revolta da Vacina". Nessa aventura a família Manso pôde conhecer Oswaldo Cruz e também encontrar Machado de Assis na confeitaria Colombo. É um livro repleto de conteúdo histórico retratado de forma divertida e que prende do começo ao fim.

"Os cacarecos do Seu Maneco": a professora Denise Almeida lê o texto que questões tão relevantes à convivência como amizade, respeito, cuidado com a natureza, reciclagem entre tantos outros.

"A menina que tinha o céu na boca": a professora Silva Castro conta a história do premiado escritor infantil Julio Emílio Braz. À noite, uma menina gostava de pensar que no céu que havia em sua boca brilhavam muitas estrelas. Só que ninguém as via. Ela bem que tentava mostrar, mas ninguém conseguia ver. Se todo mundo tem um céu na boca, por que não pode haver estrelas nele?

"A roupa nova do imperador": conto de fadas dinamarquês de Christian Andersen, contado pela professora Eliane França. Busca trazer para a luz os valores sociais. A história fala sobre um imperador muito vaidoso, que gostava de ter muitas roupas. Ele só pensava em comprar roupas novas, e com isso ele gastava todo o dinheiro do reino, sua única ambição era estar sempre bem vestido. Até que um dia ele foi enganado por dois falsos tecelões.

Todos queriam agradar o imperador e para isso mentiam. Esse antigo conto nos faz refletir sobre a vaidade, a dissimulação dos verdadeiros sentimentos, o fingimento e a falsidade, além de nos mostrar a inocência e pureza de uma criança.

"O sumiço do macaquinho": a escritora e bibliotecária da SME, Cláudia Rodrigues, lê sua história ilustrada por Ricardo Cunha. O sumiço do macaquinho deixou D. Dinha muito triste. Mas, o amor que ela tinha pelo bichinho, o apoio das pessoas que a ajudaram na demorada busca, foi importante para o esperado reencontro, e assim a alegria voltou ao coração de D. Dinha.

A história nos ensina sobre empatia, a importância de cuidarmos dos animais e sobre ajudar o próximo.


Sala de Leitura

O canal, lançado recentemente, já conta com 55 vídeos, com conteúdos produzidos exclusivamente por professores e escritores renomados, como imortal da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier. Agora sob esta nova perspectiva, a partir da quarentena imposta pelo novo coronavírus, este espaço virtual quer garantir a continuidade do trabalho de leitura que em uma situação convencional estaria permeando o aprendizado nas 1.541 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

A recomendação é que os professores indiquem o canal para os responsáveis apresentarem aos alunos em casa. Estudantes de outras redes de ensino e anos escolares também estão convidados para conferir a programação.


No aplicativo SME Carioca 2020

Para facilitar, o canal Sala de Leitura SME Carioca foi incluído no aplicativo SME Carioca2020, que já conta com mais de 3,96 milhões de acessos e tem permitido aos estudantes da maior rede municipal de ensino da América Latina darem continuidade aos estudos em casa. O link está disponível na área de Sala de Leitura, que também conta com os seguintes conteúdos: livros para leitura livre – disponibilizados para download gratuito – e desafios e atividades. Acesse aqui o aplicativo: https://app.vc/smecarioca2020.

Os livros disponíveis para leitura livre no aplicativo da SME também podem ser acessados por QR Code.

 

Para participar

Os professores de sala de leitura ou outras disciplinas que tenham interesse em produzir conteúdo sobre leitura e literatura para o canal Sala de Leitura SME, especialmente enquanto durar a pandemia da COVID-19, devem entrar em contato com a Gerência de Educação de sua Coordenadoria Regional de Educação para verificar a possibilidade de publicação no canal ou enviando e-mail para smeleitura@rioeduca.net.




56_INSTANCE_en5I 56_INSTANCE_en5I p_p_id_56_INSTANCE_en5I_


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110