Secretária de Educação lança manual de orientações para profissionais da Educação Infantil

O material traz dicas de higiene, prevenção de doenças e segurança para os profissionais que atendem as crianças


28/07/2010 17:52:00  » Autor: Juliana Gomes


 

A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, e a subsecretária de Ensino, Helena Bomeny, lançaram, nesta quarta-feira (dia 28), o Manual de Orientações para Profissionais da Educação Infantil, durante a abertura do Seminário Conversas de Saúde, na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, no Centro. O manual tem como objetivo orientar os agentes auxiliares de creche nos cuidados com a higiene, prevenção de doenças e segurança das crianças. De acordo com a secretária Claudia Costin, as orientações são fundamentais para instrumentalizar os profissionais que atendem as crianças em idade de creche.
 
 
– Cuidar do desenvolvimento de uma criança, seja em uma escola, creche ou Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), é um desafio. Os professores articuladores, diretores e auxiliares de creche precisam ser orientados em relação a atitudes de higiene, prevenção de doenças e segurança das crianças. Para isso, fomos buscar a parceria interdisciplinar com a saúde e a assistência social. Queremos que as nossas crianças cresçam felizes, saudáveis e aprendam – afirmou a secretária Claudia Costin.
 

Resultado de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social, UNICEF e Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, o manual traz orientações para todos os profissionais que trabalham com crianças em idade de creche. Entre as informações, estão dicas de como desinfectar fraldários, proceder em casos de acidentes, além de orientações básicas de higiene e prevenção de doenças, como manter as roupas limpas e as unhas bem cortadas.
 
 
A cerimônia de lançamento também contou com a participação do secretário municipal de Assistência Social, Fernando William, e da subsecretária municipal de Saúde e Defesa Civil, Ana Schneider. A secretária Claudia Costin destacou, ainda, que além de trabalhar para ampliar o número de vagas e instrumentalizar os profissionais que atendem as crianças, a Secretaria Municipal de Educação criou o programa Primeira Infância Completa (PIC). Aos sábados, as crianças que estavam na lista de espera por uma vaga nas creches são atendidas das 9h às 17h. Dessa forma, os pais ficam com o dia livre e, quando vão buscar as crianças recebem, durante uma hora, orientações sobre saúde e educação. Durante o dia, agentes auxiliares de creche e profissionais da área de saúde fazem o atendimento das crianças.

 
 
Ainda na manhã desta quarta-feira, a equipe da Creche Municipal Tia Tereza, na Taquara, apresentou para os participantes do seminário o projeto Limpa Aqui, Limpa Acolá: vamos todos nos cuidar, que foi selecionado para a 1º Mostra Nacional do Programa Saúde na Escola, realizada em Brasília. O Seminário Conversas de Saúde acontece até a próxima sexta-feira (dia 30).

Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços