PREFEITO E SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO INAUGURAM ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM SÃO CRISTOVÃO

A nova unidade que recebeu o nome da ex-professora municipal Dayse Malagole vai atender até 150 crianças


08/02/2012 15:50:00  » Autor: Isabella Amorim


O prefeito Eduardo Paes e a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, inauguraram nesta quarta-feira (dia 8), um novo Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), em São Cristovão: o EDI Dayse Malagole, uma homenagem da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a professora do município Dayse Malagole, falecida em 8 de dezembro de 2011. Com a abertura da nova unidade, construída pela Secretaria Municipal de Obras, por meio da RioUrbe, mais 150 vagas na educação infantil foram criadas na Zona Norte da cidade.  

 
Durante a cerimônia, a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, ressaltou a importância de se investir na educação infantil visando o futuro escolar das crianças.
 
- Começamos o ano inaugurando uma série de Espaços de Desenvolvimento Infantil e novos prédios de escola. Eu fico particularmente feliz com a inauguração desses EDIs. Os especialistas são unânimes em dizer que a Educação na primeira infância é o melhor investimento. A criança que estuda numa creche, numa Pré-escola de qualidade tem muito mais chance de sucesso escolar. Oferecer creche de boa qualidade e boa alimentação, além da preparação que fazemos com os pais, com informações sobre nutrição infantil e em como estimular o cérebro do filho, faz toda a diferença – declarou a secretária de Educação, Claudia Costin. 
 
A ampliação do atendimento em creche, em toda a cidade, com a criação 30 mil novas vagas até o fim de 2012, é uma das metas da Prefeitura, por Meio da Secretaria Municipal de Educação. Desde 2009, já foram criadas 14.623 novas vagas, em 54 EDIs construídos e 98 escolas que tiveram seus espaços adequados para este tipo de atendimento.
 
Em seu discurso, o prefeito Eduardo Paes, afirmou que, além da oferta de novas vagas nas unidades de ensino municipais, os EDIs que estão sendo inaugurados não deixam a desejar em nada comparado as creches privadas.
 
 - O momento que podemos mexer com a vida das crianças é agora, na idade de creche e Pré-escola. Se acertarmos aqui, a chance de sucesso escolar é enorme. Ainda nesta semana vamos inaugurar novos Espaços de Desenvolvimento Infantil e com essas inaugurações estamos conseguindo dobrar o número de vagas em creche. Eu sempre paguei escola privada para meus filhos e nenhuma tem a qualidade física que esse Espaço de Desenvolvimento Infantil tem aqui, além é claro de uma equipe qualificada com professores e agentes auxiliares de creche, tudo que uma criança precisa para se desenvolver num ambiente adequado – disse Eduardo Paes.
 
O EDI Dayse Malagole terá capacidade para atender até 150 crianças, com 100 vagas para creche e mais 50 para a Pré-escola. A unidade, que vai atender crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, conta com quatro salas de atividades, dois berçários fraldário, lactário, biblioteca, sala de primeiros atendimentos, além de áreas administrativas.
 
Visivelmente emocionada, a secretária Municipal de Educação, falou da homenagem da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a ex-professora do município Dayse Malagole que segundo ela tanto fez pela educação infantil.
 

- Hoje eu estou particularmente muito emocionada. Havia uma professora que trabalhou conosco que queria muito uma educação infantil de qualidade. Ela estava todos os dias no twitter, sempre agitava os professores, sempre estava presente na jornada pedagógica, chamando os professores e agentes auxiliares de creche para participar. A Dayse Malagole era uma pessoa que só queria construir uma educação de qualidade. Hoje, exatamente dois meses depois do falecimento da Dayse, estamos inaugurando este EDI, numa área que tanto precisava. Gerações de crianças vão passar por aqui e todas vão dizer que estudaram do EDI Dayse Malagole. Ela morreu muito jovem e não conseguiu concluir a missão que ela tinha em vida, mas o nome dela continuará sendo perpetuado por gerações de crianças – disse a secretária de Educação, Claudia Costin. 


Imagens relacionadas:

















56_INSTANCE_en5I 56_INSTANCE_en5I p_p_id_56_INSTANCE_en5I_


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110