Secretária de Educação entrega o 1º Troféu Rioeduca a alunos e professores das escolas da Prefeitura

Os vencedores do concurso foram premiados com troféus e certificados


20/10/2014 19:02:00  » Autor: Fernanda Reis


Em noite de gala para professores e alunos das escolas da Prefeitura do Rio, a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, participou da cerimônia de premiação do 1º Troféu Rioeduca, nesta segunda-feira (dia 22), no Teatro Carlos Gomes, no Centro. O prêmio tem como objetivo destacar boas práticas pedagógicas, além de premiar escolas e professores que tenham blogs relevantes para a comunidade escolar. A premiação também marcou as comemorações de um ano de vida do portal Rioeduca (www.rioeduca.net), completado em julho deste ano.

Durante a cerimônia de entrega do 1º Troféu Rioeduca, a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, falou sobre a relevância que esses trabalhos têm para o avanço da qualidade do ensino e destacou a importância do portal Rioeduca para a troca de experiências entre os professores, alunos e escolas.


- Estamos celebrando o que as equipes das escolas, creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil fizeram para transformar a educação de suas unidades. Muitas coisas foram feitas em dois anos, é impressionante quando olho para os resultados, as notas das provas bimestrais, o ambiente das escolas, a motivação dos professores, a participação dos alunos. É fundamental que cada um, no seu espaço, nas suas possibilidades de atuação, se empenhe para buscar seus objetivos e alcançar a excelência – declarou a secretária.

A premiação foi divida em três categorias: blog do professor, blog das escolas municipais e projetos sociais, como aqueles de conscientização ambiental ou de incentivo à leitura e à escrita.  Todos os vencedores foram premiados com troféus e certificados. Já os vencedores dos blogs também foram contemplados com um selo especial, de acordo com a classificação. Professores, diretores e alunos participaram do concurso, através da divulgação dos projetos no blog “A Revolução Acontece”, do portal Rioeduca, durante um mês.

Para o subsecretário de Projetos Estratégicos, Rafael Parente, toda a equipe da rede municipal de ensino está participando de uma verdadeira revolução, que precisa ser mostrada todos.

– Acreditamos que nós, educadores, temos em nossas mãos a possibilidade e a responsabilidade de impactar positivamente um número maior de vidas do que qualquer outro profissional. As novas tecnologias podem nos aproximar e a internet pode ser uma janela que nos mostra o mundo. A partir de uma rede de confiança podemos melhorar nossas práticas mais e mais, a cada dia – afirmou Rafael Parente.

O processo de seleção dos projetos foi realizado em duas etapas: a escolha dos classificados, através de uma votação entre os alunos e os funcionários das escolas municipais, e a escolha final, da qual participou, entre outros representantes da SME e do Rioeduca, a própria secretária de Educação, Claudia Costin. Nesta última fase, foram selecionados os cinco melhores projetos.

A gerente do projeto Rioeduca, Lilian Ferreira, ressaltou a importância do portal para a troca de experiências entre os professores da rede.

- Cada vez temos mais certeza de que o foco dessa gestão é o aprendizado, que nesta cidade tem importância desde a creche. Sabemos que a web é uma ótima ferramenta para compartilharmos experiências, ideias e trabalhos. O Rioeduca surgiu, então, para ser um canal para educadores feito por educadores - disse Lilian Ferreira.

O PORTAL RIOEDUCA
O portal Rioeduca foi criado para integrar alunos, professores, coordenadores, funcionários e familiares em um só espaço. O objetivo é transparecer as ações e projetos das escolas, creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil, tanto para os professores e profissionais de educação, quanto para os pais e alunos da rede municipal de ensino.

BLOG EDUCAÇÃO NOTA 10

Durante a cerimônia de entrega do 1º Troféu Rioeduca, foi lançado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Infoglobo, o blog Educação Nota 10, criado para destacar boas práticas pedagógicas. O portal tem mostrará como é o dia a dia de escolas, creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil da Prefeitura, divulgando projetos que estão sendo implementados e novidades que estejam contribuindo para a melhoria do ensino nas escolas.

LISTA DOS PROJETOS VENCEDORES

-Rio Sustentável - Creche Municipal Zilka Salaberry
Projeto: Reciclando e conservando o meio ambiente salvando o Planeta

- Rio Belas Artes - EDI Professora Ruth Cardoso
Projeto: No Mundo da Pintura, a Linguagem por meio das Artes Visuais

 

- Rio Aquarela do Brasil - Creche Municipal Zilka Salaberry

Projeto: Pintando o Sete com as cores da Copa

- Rio de Todos - Escola Municipal Presidente Arthur Bernardes

Projeto: Bullying – Projeto Falando Sério

- Rio Cidadania - Escola Municipal Professor João Gualberto Jorge do Amaral

Projeto: Repórteres mirins do jornal O Gualbertinho

- Rio Saudável: Ciep Avenida dos Desfiles (Setor 6)

Projeto: Diga sim à saúde e não à Dengue

-
Rio Escola da Família - Creche Municipal Vovó Maria Joana

 Projeto: Em ritmo de férias com a vovó

- Rio de Leitores - Ciep João Batista dos Santos

Projeto: Inovando com recursos educativos  - Educopédia na 7ª CRE

BLOG DAS ESCOLAS

1º lugar: Escola Municipal João de Deus

2º lugar: Ciep Glauber Rocha

3º lugar: Escola Municipal Presidentes Arthur Bernardes

 

BLOG DO PROFESSOR

1º lugar: Escola Municipal Lais Netto dos Reis

Blog Ler com prazer

2º lugar: Ciep Barão de Itararé

Blog Experiências Científicas Ciep Barão de Itararé

3º lugar: Escola Municipal Honduras

Blog Estudando e navegando


Imagens relacionadas:


» site2







» site1








Serviços Serviços