Prefeito e secretária de Educação dão boas-vindas aos novos professores de Educação Infantil

Todos berçários e salas de atividades das creches e dos Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) ganharam um professor de Educação Infantil


10/08/2011 17:47:00


O Prefeito Eduardo Paes e a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, participaram nesta quarta-feira (dia 10), no Centro de Convenções Sul América, da cerimônia de boas-vindas aos professores de Educação Infantil da rede municipal de ensino. Do total de 1.500 professores que estão sendo convocados, 1.020 já tomaram posse e estiveram presentes na cerimônia. Com a chegada dos novos profissionais, cada unidade escolar na modalidade creche vai contar com um professor de Educação Infantil nos berçários e nas salas de atividades.

Para a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, não basta criar mais vagas em creche, construir mais Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs), é essencial ter um time de qualidade trabalhando a educação na primeira infância.

- Os professores de Educação Infantil vão trabalhar nas creches para complementar o trabalho de cuidador, que já vem sendo feito pelos Agentes Auxiliares de Creche.  Eles serão responsáveis por introduzir uma dimensão pedagógica mais forte no trabalho de Primeira Infância. Apesar de cada creche já contar com três professores, é importante ter um professor em cada sala. Os novos professores foram selecionados e capacitados para esse trabalho de imersão dos bebês no ambiente letrado, de poder fazer com que eles tenham uma educação de qualidade – afirmou a secretária.

Em seu discurso, o prefeito Eduardo Paes agradeceu aos professores por terem escolhido integrar o time de profissionais da Secretaria Municipal de Educação e falou ainda sobre os avanços alcançados na área de Educação.

– A rede municipal do Rio de Janeiro nos orgulha muito porque é a maior rede de ensino do Brasil. Temos todo o Ensino Fundamental aqui na cidade, cumprindo com a nossa responsabilidade, conforme estabelecido na Constituição. A grande transformação que estamos conseguindo fazer é no campo pedagógico, nossa aposta é em uma escola que ensine e um aluno que aprenda. Conseguimos dobrar o número de vagas em creches e estamos avançando muito nessa área. Temos certeza de que vocês vão transformar muitas vidas e mudar a história de muitas famílias e de muitos carioquinhas que precisam de vocês para poder ter direito a um futuro. Minhas boas-vindas e acima de tudo a minha esperança de que vocês vão ajudar a mudar o Rio de Janeiro – afirmou o prefeito.

O cargo de professor de Educação Infantil foi criado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, dentro do novo modelo de atendimento à Primeira Infância, que qualifica ainda mais o atendimento às crianças. Para o próximo ano, já está previsto um novo concurso para a contratação de mais professores de Educação Infantil.

Nos EDIs, as crianças são estimuladas a desenvolver a aprendizagem desde pequenas a partir, por exemplo, da convivência com os livros e da utilização de materiais apropriados. O novo modelo atende crianças de seis meses a cinco anos e meio de idade num mesmo espaço.

Atualmente, a SME possui 24 EDIs. Desde janeiro de 2009, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, criou mais de 12.800 vagas em creche. Mais de 55 mil crianças são atendidas pela Prefeitura na modalidade creche, sendo mais de 38 mil nas unidades da rede pública municipal e outras quase 17 mil nas conveniadas.


Imagens relacionadas:


» site2







» site1








Serviços Serviços