Rock in Rio premia estudantes de escola pública e lança concurso “1 Ingresso por 1 Mundo melhor”

Serão premiados os alunos que enviarem os melhores vídeos, fotos, músicas e poesias com o tema "um mundo melhor"


11/05/2011 14:20:00


O Rock in Rio já começou para os alunos da rede pública de ensino do Município do Rio de Janeiro. Durante coletiva de imprensa realizada na quinta feira (dia 5), a organização do Rock in Rio lançou o concurso “1 Ingresso 1 Mundo Melhor” na Escola Municipal Euclides de Figueiredo, na Tijuca, Zona Norte da cidade. Durante o evento, os estudantes presentes tiveram algumas surpresas. Além do show da banda mineira Jota Quest, no pátio da escola, os alunos de melhor desempenho das turmas (municipais e do estado) foram presenteados com um ingresso duplo para o dia 30 de setembro, data em que se apresentarão Shakira, Lenny Kravitz, Ivete Sangalo, Marcelo D2 e Jota Quest. Também houve sorteio de bilhetes entre os cerca de 300 alunos presentes. Ao todo, foram distribuídos 50 ingressos duplos (100 no total).

- Hoje, daremos o primeiro passo do projeto social do Rock in Rio 2011. Serão muitas ações, mas, uma, talvez a mais importante de todas, vai depender da iniciativa de vocês. Queremos construir com a ajuda de vocês um manifesto para um mundo melhor para toda a sociedade” - adiantou Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio durante o evento.

O concurso “1 Ingresso 1 Mundo Melhor” premiará os vídeos, fotos, músicas e poesias mais convincentes, contundentes, criativas e impactantes que abordem o tema: “um mundo melhor”. Os vencedores ganharão 2.250 ingressos duplos (ou seja, 4.500 ao todo) para o Rock in Rio 2011.

A ideia do concurso é formar um “Manifesto Por Um Mundo Melhor” que reúna a visão de futuro desta geração de crianças e jovens que serão parte ativa do desenvolvimento da sociedade brasileira. Ao mesmo tempo que pretende-se conhecer as suas expectativas e ambições, pretende-se também fazer com que percebam que cabe a cada um contribuir para a construção de um mundo melhor e que esta mudança começa individualmente.

“Fica aqui lançado o desafio. Acho que é uma grande responsabilidade porque vocês são o  futuro deste e país. A ideia com este concurso é que vocês nos digam os caminhos dos próximos dez anos de projeto social Rock in Rio”, concluiu Roberta.

A seleção do material será feita mediante a avaliação de projetos submetidos pelos alunos das unidades escolares que conjuguem a criatividade e a consistência da mensagem pretendida.

A coordenadora da Segunda Cordenadoria Regional de Educação (2ªCRE) da rede municipal, Inês Brasuna, pediu aos alunos que coloquem a criatividade em funcionamento e façam muitas produções, pensando no que desejam para um mundo melhor e para realizar o sonho de cada um.

Para participar do concurso “1 Ingresso 1 Mundo Melhor”, os interessados devem acessar  o site oficial do Rock in Rio, fazer a inscrição e preencher o formulário do dia 05  de maio até 15 de julho de 2011. Serão aceitos cadastros individuais ou de grupos de até cinco alunos. O aluno que estiver cadastrado em um grupo não poderá participar de outro ou concorrer individualmente, estando sujeito a eliminação. Só serão aceitos poesias, fotos, músicas e vídeos originais criados na língua portuguesa.No caso de vídeos, músicas e fotos, os documentos deverão estar publicados no Youtube, SoundCloud ou Flickr, respectivamente, e os links incluídos na ficha de inscrição. Os vídeos devem ter de um a dois minutos, no máximo. Já as músicas, de dois a três minutos e podem abranger qualquer estilo musical. As poesias poderão ser inscritos diretamente na página do concurso cultural no site oficial do Rock in Rio.

O secretário municipal de Turismo e presidente da RioTur, Antônio Pedro Figueira de Melo, lembrou a história do Rock in Rio durante o evento.

“O Rock in Rio trouxe milhares de turistas para o Brasil desde a primeira edição. O evento foi para Lisboa e Madri, levando o nome do Rio para todo o mundo ao lado de uma das marcas mais fortes do planeta,” declarou Antônio Pedro.

Sobre o Rock in Rio

O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento de todos os tempos, contando com nove edições realizadas no Brasil, Portugal e Espanha. O festival reuniu mais de 5 milhões de pessoas, que aplaudiram, ao vivo, 656 bandas. Foram mais de 780 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 80 países. Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções.

O festival acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e 1 e 2 de outubro deste ano, no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Por Um Mundo Melhor

Há 10 anos, o Rock in Rio assumiu a responsabilidade de também ser um veículo de comunicação para causas socioambientais com a criação do projeto Por Um Mundo Melhor. Em nove edições, milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, foram beneficiadas pelos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas pelos parceiros, que somam mais de 5 milhões de euros. Entre as ações desenvolvidas foram plantadas mais de 40 mil árvores; foram construídos uma escola, na Tanzânia, e um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas públicas, em Portugal; e montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais. Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento — com auditoria da Delloite — e investiu num plano de redução de emissões, que incluiu a elaboração de um manual de boas práticas para patrocinadores e fornecedores, o qual vem sendo aperfeiçoado a cada edição e é utilizado até hoje em todos os países onde é realizado.


Imagens relacionadas:


» site2







» site1








56_INSTANCE_en5I 56_INSTANCE_en5I p_p_id_56_INSTANCE_en5I_


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110