PRIMEIRA INFÂNCIA COMPLETA (PIC)

18/10/2010 14:42:00


O programa Primeira Infância Completa (PIC) foi criado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro como modelo alternativo e complementar de atendimento a crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses que não estão matriculadas em creche ou Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI). O programa prioriza o acesso para as crianças beneficiárias do Cartão Família Carioca, acompanhando, assim, a política da Prefeitura do Rio de acesso à creche para as famílias em situações mais vulneráveis. 

 

No PIC, o atendimento ocorre sempre aos sábados, das 8h às 16h. As crianças de 6 meses a 1 ano e 6 meses são atendidas, juntamente com os seus responsáveis, em oficinas realizadas duas vezes por mês. Já as crianças de 1 ano e 6 meses a três anos e 11 meses são atendidas semanalmente. Além disso, os pais ou responsáveis participam da Escola de Pais, na qual são realizadas rodas de conversas coordenadas por profissionais da Secretaria de Educação sobre os mais variados temas relativos às questões do desenvolvimento da criança.

 

Para a inscrição no PIC, o responsável deve se dirigir a uma das unidades que fazem parte do programa, levando a certidão de nascimento do filho. As matrículas podem ser feitas ao longo do Ano Letivo. Para os beneficiários do Cartão Família Carioca, cujos filhos não estejam matriculados em creche, a inscrição é obrigatória. Neste caso, os responsáveis também precisam levar os documentos que comprovem o benefício.

 

Para saber quais são as unidades escolares participantes do PIC mais próximas o responsável deve entrear em contato com a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de sua região. 


Imagens relacionadas:


» PIC








Serviços Serviços