Escola de Bamba

Projeto que exalta os valores culturais do Carnaval, através de ações nas escolas, culminando com a apresentação de uma escola de samba mirim.


05/10/2010 13:45:00


A Secretaria Municipal de Educação possui o projeto "Escola de Bamba", que ocorre desde 1990 e é integrado à escola de samba mirim "G.R. Cultural Escola de Samba Mirim Corações Unidos do CIEP", fundado em 1985 e liderado, à época, por Xangô da Mangueira, Machine, e baluartes do samba, como Dona Ivone Lara, que passaram a ministrar oficinas em conjunto com os professores das unidades de ensino para realizar, pela primeira vez no currículo básico da cidade do Rio de Janeiro, uma ação interdisciplinar que ilustrasse as áreas de conhecimento da educação básica com as habilidades do carnaval.

 

Com o projeto, ao longo do ano a escola possui uma programação que inclui a capacitação de professores, seleção do samba-enredo, mostra coreográfica, seleção de figurinos e alegorias, ensaio geral e, finalmente, o desfile na Marquês de Sapucaí.

 

A escola de samba mirim conta com cerca de 2 mil alunos e 250 professores oriundos de escolas municipais da Rede. Mais do que uma escola de samba o projeto visa, principalmente, ao lado educacional e social onde o foco é o aluno. Figuras renomadas na área do samba estrearam na avenida pela escola de samba mirim, como Mestre-Sala do Salgueiro e da Vila Isabel, e também o casal Mestre-Sala e Porta-Bandeira da Tradição.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços