Conheça a Educopédia

Educopédia oferece aulas digitais e interativas para professores e alunos com conteúdo curricular abordado de forma lúdica e prática


24/08/2010 15:57:00


A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e o Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, lançaram, em parceria, a Educopédia - uma plataforma de aulas digitais de cada disciplina, com material de suporte aos professores, planos de aula, jogos pedagógicos e vídeos, com o objetivo de tornar o ensino mais atraente e mobilizador para crianças e adolescentes, além de instrumentalizar o professor. Além disso, a Educopédia é mais uma alternativa para o reforço escolar e para os alunos que faltaram às aulas ou que não compreenderam o conteúdo ensinado.
 
O projeto, que conta com o apoio do Grupo de Informática Aplicada à Educação no Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, fornecerá um vasto material educativo online para alunos e professores da rede pública de ensino da cidade, que poderão consultar essas informações de qualquer computador e a qualquer hora, através do endereço eletrônico www.educopedia.com.br <http://www.educopedia.com.br/>.

As atividades da Educopédia incluem planos de aula de todas as disciplinas, de acordo com as orientações curriculares da Secretaria Municipal da Educação. O programa oferece uma opção rápida e fácil para professores que desejam integrar tecnologias à suas aulas. As disciplinas estarão divididas em 32 aulas digitais, que correspondem às semanas do ano letivo.

- Estamos trabalhando para dar um salto de qualidade na educaçao carioca. A Educopédia é uma ferremanta fundamental nesse desafio, pois além de instrumentalizar o professor, tem toda uma linguagem que fala diretamente com nossas crianças e adolescentes, com material instigante que leva o aluno a desenvolver o raciocínio. Além disso, foi toda preparada pelos próprios professores da rede municipal com base nas orientaçoes curriculares da Secretaria - disse a secretária Claudia Costin. 

 - Ao longo de seus nove anos, o Oi Futuro vem investindo em programas inovadores nas áreas de educação, cultura, esporte e social, que utilizam as novas tecnologias de informação e comunicação para promover o desenvolvimento humano. E a Educopedia é um desses projetos. Ela pode e deve ser usada para melhorar a qualidade da experiência educacional. O fato do ambiente ser colaborativo e interativo contribui com o preparo dos estudantes para um mundo novo, que se reinventa diariamente -  diz Samara Werner, diretora de Educação do Oi Futuro.

A Educopédia alia a educação à tecnologia. Ela é clara, direta e intuitiva. 
 
- É possível ensinar conceitos para os jovens através de jogos e passatempos que prendem a atenção e estimulam o raciocínio lógico - acrescenta Samara.

Na 1ª fase, em beta teste, a Educopédia apresentará aulas de matemática e língua portuguesa, do 2º ao 9º ano do ensino fundamental. Na segunda etapa, prevista para o início de 2011, a plataforma incluirá todas as disciplinas do 2º segmento, e será a principal ferramenta pedagógica do Ginásio Carioca.
 

Para acessar a plataforma clique aqui .


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços