SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SME
 Estrutura

 

 

Secretário Municipal de Educação

César de Queiroz Benjamin

 

César de Queiroz Benjamin, carioca, 62 anos, hoje responsável por toda a rede de ensino do município do Rio de Janeiro, deve a duas escolas públicas de primeiro grau -- a Escola Municipal Manoel Cícero e o Colégio de Aplicação da UFRJ -- os fundamentos de sua formação intelectual. É delas que retira inspiração para conduzir o trabalho à frente da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer. Editor e fundador da Contraponto, editora independente, trabalhou na Fundação Getúlio Vargas, na Escola Nacional de Saúde Pública, na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, na Prefeitura do Rio de Janeiro (SMDS) e na Editora Nova Fronteira. Estudou economia na UFRJ.

 

Deu cursos regulares em história do pensamento econômico, macroeconomia, economia brasileira, jornalismo científico, meio ambiente e ciências sociais em universidades e empresas. Autor de dezenas de artigos, publicados no Brasil e no exterior, e dos livros E o sertão, de todo, se impropriou à vida: um estudo sobre a seca no Nordeste (1985, em colaboração com Sérgio Goes de Paula), Diálogo sobre ecologia, ciência e política (1992), A opção brasileira (1998), e Bom combate (2004). É doutor honoris causa pela Universidade Bicentenária de Aragua, Venezuela.

 
 
Subsecretária de Ensino
Jurema Holperin

Em 49  anos de trabalho na Educação, foi professora-regente de turmas da educação infantil e do ensino fundamental (classes de alfabetização, turmas de 6ª ao 9ª ano) e ensino médio, em escolas da rede pública e privada. Dirigiu escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, dentre elas a Escola Municipal Experimental José Bonifácio.

 

Gerenciou  uma Unidade de Extensão - Núcleo de Arte de Ipanema também na Secretaria Municipal de Educação, onde foi supervisora do Projeto Linguagens Artísticas, assistente da diretoria de Educação Fundamental e assessora da Subsecretaria de Ensino. É co- autora do livro documento "A Educação pelo Revés", que recebeu o  1º Prêmio Anísio Teixeira e do livro "Por  onde caminha  a Educação?"

 
Subsecretária de Gestão
Bettina Libonati

Professora desde os 18 anos, Bettina Libonati tem uma trajetória voltada à Educação na Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, onde ingressou em 1982. Trabalhou três anos como alfabetizadora em Santa Cruz, nas Escolas Otelo de Souza Reis, em Antares, onde iniciou a profissão, Escola Municipal IPEG, em Paciência, e Prof. Coqueiro, em Santa Cruz. 

 

De lá para cá, o seu envolvimento na busca da excelência educacional nas escolas do município só aumentou, tendo se dedicado, ao longo desses anos, a assessorar o trabalho de três ex-secretárias de Educação, Sônia Mograbi, Claudia Costin e Helena Bomeny. É Subsecretária de Gestão desde 2015, cargo que mantém na atual administração da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer.    

 
Conselhos:
 
Conselho Municipal de Educação
César Benjamin - Presidente

2976-2478 / 2976-2479 / 2976-2481 / 2976-2427

  

Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB)
 
Carlos Antonio de Mattos - Presidente
 
Maria Cristina L. Kohn - Secretária
 
Conselho Municipal de Alimentação Escolar
Mário Luís Larrubia - Presidente
 
Informações Organizacionais e Competências  
 
 
 
 
 


Serviços Serviços