Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia - SMDT
SMDT leva games de alunos das Naves do Conhecimento para a GameXP do RIR 2019

27/09/2019 09:00:00


A Prefeitura do Rio, por intermédio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Tecnologia (SMDT), participará da GamePlay Arena da GameXP no Rock in Rio 2019. Durante os sete dias de evento, de 27 a 29 de setembro e 3 a 6 de outubro, 11 desenvolvedores de games independentes (chamados de Games Indie) e um software para pessoas com deficiência serão expostos no estande da SMDT, o DevPark, que teve sua estreia em julho na GameXP. O espaço terá uma área de 100 m² com gameplay, monitores de exibição, além de um palco onde os desenvolvedores realização sessões de bate papo e demonstrações dos jogos com total interação com o público.

 

Dos jogos expostos, cinco foram desenvolvidos por alunos das Naves do Conhecimento da Prefeitura do Rio, que participaram em julho do Concurso Inova Games. O jogo vencedor, Cadente, sucesso na GameXP, foi desenvolvido por três amigos, Maria, Alexandre e André, na Nave do Conhecimento do Engenhão e está disponível na PlayStore. O jogo Politicagem, desenvolvido por Caio Portugal na Nave do Conhecimento de Vila Aliança e que ganhou o edital do Startup Rio em 2018, também estará no DevPark. O game interativo aborda temas políticos com um viés educativo, ajudando o usuário a entender melhor o tema.

 

Em parceria com a Secretaria, o RING, grupo de desenvolvedores do Rio de Janeiro, terá seis estações de gameplay no DevPark. Os jogos A Lenda do Herói, Authentic Games, Adventure Lhama, Deathbound, Sky Racket e Sword Legacy Omen estarão disponíveis para que o público possa se divertir e conhecer novos jogos.

 

Unindo a tecnologia para inclusão da Pessoa com Deficiência, a Secretaria irá apresentar a versão beta do software Xulia, desenvolvido na Espanha por Antonio Losada Gonzalez e assessorado por Ricardo Gonzalez, do Instituto Novo Ser, que também fez a tradução para português do software. Xulia foi criado para ajudar pessoas com deficiência física a utilizar o computador, através de comandos de voz.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Serviços Serviços