GETÚLIO VARGAS - Getúlio Vargas passou 31 anos dos 45 de sua vida pública no Rio de Janeiro, então capital da república. Como presidente, foram 19 anos. Nesse longo período, estabeleceu-se intensa relação de amor e rejeição entre ele e os habitantes da cidade, amor, sobretudo do povo, rejeição, sobretudo da elite. Esta exposição mostra alguns aspectos marcantes dessa história, homenageando, ao mesmo tempo, Getúlio Vargas e o Rio de Janeiro. Memorial Municipal Getúlio Vargas, na Glória. De terça a domingo, das 10h às 17h. Classificação: Livre. GRÁTIS.

 


INSTALAÇÕES NO JARDIM - Artista visual Valéria Oliveira apresenta três instalações artísticas que ficarão expostas no jardim do Centro Cultural Laurinda Santos Lobo até março de 2019: "Exposição "Fora da caixa" é uma galeria itinerante que têm suas obras expostas em 20 monóculos, "Painel PAZ" é a escrita da palavra paz utilizando letras retiradas do alfabeto simbólico criado pela artista para falar da dicotomia da sociedade que tem palavras de paz e atitudes de guerra e "Reverencia-me" é um espelho com a frase reverencia-me colada fazendo um singelo convite ao público para reverenciar sua própria essência. Centro Cultural Municipal laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa. Terça à Sexta das 10h às 19h. Sábado, Domingo e Feriados das 12h às 20h. Classificação: Livre. GRÁTIS.

 


INTERVENÇÃO – SAL & SAMBA - Para provocar no público do Centro Cultural e nos pedestres do bairro a arte como uma forma de comunicação e expressão, nossa galeria de acesso é ocupada regularmente por um diferente painel, de temas variados. O Objetivo é aumentar as possibilidades de artistas se expressarem e do público ter contato com suas obras. O painel atual figura a arte inspirada em Tia Ciata e na sua contribuição artística na cultura do samba, desde a religiosidade, gastronomia, vestimentas e fantasias. Tia Ciata era cozinheira, mãe de santo, baiana e brasileira, considerada por muitos como uma das figuras influentes para o surgimento do samba carioca. Centro Cultural João Nogueira - Imperator, no Méier.Segunda a sábado, das 13h às 22h | Domingo, das 10h às 22h. Classificação: Livre. GRÁTIS.

 

LAURINDA SANTOS LOBO E A BELLE ÉPOQUE CARIOCA - No início do século XX, o Rio de Janeiro, ainda capital da República, passou por um grande projeto de modernização: reformas urbanas modificaram áreas importantes da cidade e novos hábitos passaram a fazer parte do cotidiano dos cariocas. É nesse mesmo período, conhecido por "belle époque", que Santa Teresa passa a ganhar notoriedade por desenvolver uma intensa vida cultural nos salões das ricas mansões cada vez mais numerosas no bairro. A casa, que hoje abriga o Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, foi construída no início do século XX pela Baronesa de Parima. Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa. Terça à Sexta das 10h às 19h. Sábado, Domingo e Feriados das 12h às 20h. Classificação: Livre. GRÁTIS.

 

 

NÓ NA MADEIRA - ACERVO PERMANENTE JOÃO NOGUEIRA - Depois de 6 meses ocupando a sala de exposições, o acervo de João Nogueira tornou-se uma instalação permanente no andar térreo do centro cultural, que homenageia a vida e obra desse grande artista. A exposição Nó na Madeira reúne fotos, discografia interativa em TV e objetos pessoais do sambista. Centro Cultural João Nogueira - Imperator, no Méier. Segunda a sábado, das 13h às 22h e Domingo, das 10h às 22h. GRÁTIS.

 

 


TRAVESSIAS EM ALTER DO CHÃO -  Travessia em Alter do Chão é resultado de uma imersão fotográfica no coração da floresta amazônica. Ao longo de uma semana de pesquisa visual, Karla do Socorro capturou imagens que emocionam e revelam um Brasil distante das grandes cidades. Com 14 fotografias em grandes dimensões, a exposição fica em cartaz para o público até junho. Memorial Municipal Getúlio Vargas. De 12 de Março a 09 de Junho. De terça a domingo, das 10h às 17h. Classificação: Livre. GRÁTIS.

 

 

O VISITANTE NOTURNO - Um escritor em crise se hospeda numa cidade pequena para escrever seu livro. Recebe a visita de Machado de Assis que passa a ajudá-lo em seu projeto. O escritor, então, sempre acompanhado de seu guia, aventura-se na criação de seu romance no qual se torna ao mesmo tempo autor e personagem. Memorial Municipal Getúlio Vargas, na Glória. Dia 02 de Junho, às 15h30. GRÁTIS.

 

BAILE DAS ANTIGAS -Evento realizado pelos agentes culturais do território, coordenado pelo produtor da Lona Cultural, Luiz Sá. Lona Cultural Sandra de Sá, em Santa Cruz. Dia 22 de junho, sábado, às 21h. Classificação: Livre. GRÁTIS.

 

CAIPIRA DA LONA -Nos moldes das Festas Juninas dos subúrbios cariocas, a Caipira da Lona vai contar com música, dança, barracas de comidas típicas e brincadeiras. Lona Cultural Sandra de Sá, em Santa Cruz. Dias 28, 29 e 30 de junho, às 17h. Classificação: Livre. GRÁTIS.

 

MANHÃ DE CHORO - Feira cultural com samba, chorinho, dança, poesia, artesanato e feijoada, que acontece todo primeiro domingo do mês. Quem comanda a roda de choro é o grupo Regional Tocata do Rio. Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá. Dia 2 de junho, às 9h30. Classificação: Livre. GRÁTIS.

 

ARRAIÁ DA LONA - Celebrando os festejos populares e os chamados "Santos Juninos", o arraiá da Lona será um evento com programação para todos os públicos, contando com brincadeiras, gincanas e programação musical. Lona Cultural Herbert Vianna, na Maré. Dia 14 de junho, às 16h. GRÁTIS.

 

43º SARAU JOVELINA - Seja literatura, música, artes cênicas/circenses/plásticas, dança ou audiovisual, o Sarau Jovelina é um espaço de começos e formação de novas redes para artistas locais. Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna. Dia 27 de junho, às 19h30. Classificação: 12 anos. GRÁTIS.

 

BAILE DA PÉROLA -Baile de dança de salão com banda ao vivo e venda de bebidinhas geladas e petiscos na Arena Gourmet. Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna. Dia 8 de junho, sábado, às 19h. Classificação: Livre, GRÁTIS.

DANÇA

 

ARRAIÁ DA ARENA CHACRINHA - A Arena Chacrinha convida para o Grande Arraiá nos dias 06 e 07 de julho. O evento contará com muita música, brincadeiras e comidas. Arena Carioca Abelardo Barbosa - Chacrinha, em Guaratiba. Dias 15 e 16 de junho, sábado e domingo, a partir das 16h. Classificação: Livre. GRÁTIS.

 

SARAU DA ARENA CHACRINHA -  O Sarau reúne artistas de Pedra de Guaratiba e tem como anfitriã Lenita Holtz. Arena Carioca Abelardo Barbosa - Chacrinha, em Guaratiba. Dia 30 de junho, às 16h. GRÁTIS.

 

QUARTETINHO DO JAZZ - A proposta dos shows é trazer a tradição musical brasileira repaginada, com uma pegada mais moderna e ousada. Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Dia 15 de junho, às 17h. GRÁTIS.

 

ENCONTRO DE CORAIS -Encontro de corais com 120 coralistas, coordenado pelo professor e maestro José Valloni Féo. Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá, na Praça Seca. Dia 29 de junho. GRÁTIS.



RODA DE CANTO E POESIA - Grupo de leitura e canto, conteúdo que dialoga com a programação do mês. Encontro da terceira idade para a declamação de poesias e canto de músicas tradicionais da MPB. Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho - Castelinho do Flamengo, no Flamengo. Dias 7 e 21, às 15h. Valor: GRÁTIS.

 

REGIME DE EXCEÇÃO -O artista visual Fernando Braune, na sua nova exposição, manifesta, através desuas obras, o cerceamento aos direitos que sempre esteve presente em todas as sociedades, cada uma com suas peculiaridades e temporalidades. Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa. De 01 a 30 de junho, de terça a domingo, das 10h às 18h. Classificação: Livre, GRÁTIS.

 

EM POSIÇÃO DE DANÇA, COM DANIELA LABRA - Uma exposição pautada no cruzamento entre a performance, o vídeo, a fotografia, o objeto e a documentação. Assim é a exposição "Em posição de dança", que reunindo obras dos artistas luso-brasileiros Paulo Aureliano da Mata e Tales Frey desenvolvidas entre 2017 e 2019. Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Centro. Até 27 de julho. De segunda a sábado, das 12h às 18h. GRÁTIS.

 

SUTUR|AR LIBERT|AR, COM MARCELA CANTUÁRIA -Imagine um trabalho que tenha como base duas das mais antigas e relevantes dicotomias da história: capitalismo/socialismo e individualismo/coletividade. A exposição "sutur|ar libert|ar" reúne pinturas produzidas nos últimos três anos por Marcela Cantuária e mergulha por essas referências, com enfoque em outra tensão: a ruína e a transformação. Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Centro. Até 27 de julho, das 12h às 18h. GRÁTIS.

 

"NOME PRÓPRIO" DE SASHA HUBER -Exposição no Rio revela as disputas que marcam a memória dos espaços públicos. Artista suíço-haitiana Sasha Huber apresenta a exposição Nome Próprio com obras que mostram outras histórias sobre lugares e personagens celebrados pela memória coletiva. Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Centro. Até 27 de julho. De segunda a sábado, das 12h às 18h. GRÁTIS.


UM RIO DE IMAGENS -Exposição com fotografias do profissional Marcelo "Zal" Riani, publicitário e fotógrafo, que procura captar a beleza do Rio de Janeiro através de ângulos e formatos inovadores. Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho - Castelinho do Flamengo, no Flamengo. De 7 a 30 de junho, das 10h às 18h. GRÁTIS.

 

BAILE DO RABISCA -O Point dos dançarinos do mundo todo. A cada edição uma Novidade, Uma Homenagem, tudo por um público que tem a dança, como amor e profissão. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira - Dicró, na Penha. Dia 14 de junho, às 17h. Classificação: Livre. GRÁTIS.

 

DANÇAS URBANAS -As oficinas de danças urbanas têm como objetivo, aproximar a comunidade local. As oficinas funcionam como estímulo à experimentação corporal, utilizando as Danças Urbanas como ferramenta e desenvolvimento técnico. Serão duas aulas que incluem aula técnica, improvisação e jogos teatrais, ampliando o vocabulário corpo/gestual do intérprete. Arena Carioca Abelardo Barbosa - Chacrinha, em Guaratiba. Dias 1 e 2 de junho, sábado e domingo, às 16h. GRÁTIS.

 

IX SOLSTÍCIO DAS DEUSAS - EDIÇÃO RIO DE JANEIRO -O evento visa divulgar a dança nas suas mais variadas faces, através das fusões entre danças, estilos e etnias, o qual se traduz em uma explosão de emoção, técnica, criatividade e originalidade da arte pela arte. Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa. Dias 22 e 23 de junho, às 12h. GRÁTIS.

 

PRÊMIO ZÉ ZUCA – 1º FESTIVAL DE MÚSICA BRASILEIRA PARA A INFÂNCIA / MAMI -Quatro dias de festa para os pequenos, com 20 atrações diferentes que passarão por várias etapas até a premiação. Músicas autorais, inéditas, que concorrem aos prêmios de 1º ao 3º lugar e o prêmio de Melhor Intérprete. Arena Carioca Abelardo Barbosa - Chacrinha, em Guaratiba. De 6 a 9 de junho, quinta e Sexta, às 14h30, sábado e domingo às 16h. Classificação: Livre. GRÁTIS.

 

"TIK PU IKI, O CAÇADOR DE PASSARINHOS -Espetáculo infantil que celebra as culturas africana, portuguesa e brasileira a partir da poética amizade entre um menino e uma árvore abandonada. Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Centro. Dias 5, 7 e 12 de junho, às 14h. GRÁTIS.

 

CINEMA NA DICRÓ - Os melhores filmes para as manhãs de domingo serem aindamais agradáveis. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira - Dicró, na Penha. Todos os domingos, às 10h30. Programação: Dia 2 - Dumbo; dia 9 - Jumanji; dia 16 - Os Goonies; dia 23 - Tarzan; dia 30 - Shrek Terceiro. Classificação: Livre. GRÁTIS.

 

CINE UVA - O Cineclube UVA-Castelinho é um projeto desenvolvido em parceria com a Universidade Veiga de Almeida - UVA e, a partir de 2019, retorna ao interior do Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho, o Castelinho do Flamengo. Dia  18 de junho, terça-feira, às 18h30. GRÁTIS.

 

MULHERES NO AUDIOVISUAL - A Arena Dicró, em parceria com o Sesc Ramos, promove a oficina Mulheres no Audiovisual, que nas terças de junho vai convidarseus participantes a uma reflexão sobre a ausência e invisibilidade de mulheres no cinema. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira - Dicró, na Penha. Todas as terças, às 14h. Classificação: 14 anos. GRÁTIS.

 

OFICINA DE DJ - A oficina terão conteúdos teóricos e práticos, dividas em 3 módulos: Módulo 1 - A história do DJ / Módulo 2 - Instrumentos, programas e características técnicas / Módulo 3 - Gêneros musicais, festas e o flow da pista de dança. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira - Dicró, na Penha. Todas as quartas às 15h. Classificação: 14 anos. GRÁTIS.

 

DANÇAS URBANAS -Através de seus diferentes estilos (Locking, Popping, Wacking, Krump, Hip Hop, Dance) a oficina visa estimular a improvisação criativa. Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira - Dicró, na Penha. Todas as quintas, às 20h. Classificação: 14 anos. GRÁTIS.

 

AOS SÁBADOS DANÇO: DANÇA CONTEMPORÂNEA VERTICAL -A oficina oferecerá uma vivência através dos dispositivos utilizados pela dupla residente para improvisar e criar ao longo destes meses de residência. Passaremos por vivências de toque, contato, peso- contrapeso, condução, clipadas ou soltas na corda, compartilhando e expandindo distintas compreensões sobre o conceito de corpo suspenso, entre chão e espaço. Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca. Dia 29 de junho, às 16h. GRÁTIS.

 

AOS SÁBADOS DANÇO: DINÂMICA MUSCULAR E BALÉ -O Ballet Clássico é reconhecido mundialmente, uma dança que trabalha múltiplas e simultâneas movimentações. Envolve força, alongamento, equilíbrio e forma. Desenvolve consciência e controle corporal. Seus espetáculos aplaudidos por centenas de anos perduram frente às inovações da contemporaneidade. Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca. Dias 08 e 15 de junho, às 16h. GRÁTIS.

 

OFICINAS LIVRES: POSSIBILIDADES DE PENSAR O CORPO PARA ALÉM DAS DANCINHAS DE FINAL DE ANO -Essa oficina tem como objetivo levantar a reflexão sobre o corpo na escola, contribuindo com um outro olhar sobre o corpo no cotidiano escolar por meio da experimentação de dinâmicas que farão parte dainvestigação do projeto de Mestrado no qual a ministrante desenvolve suapesquisa. Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca. Dias 19 e 26 de junho, às 19h. GRÁTIS.

 

OFICINAS LIVRES: ENCONTROS POÉTICOS -A Dinamosfera Cia de Dança desenvolve um olhar para a dança no encontro dos corpos. Essa oficina tem a proposta de sensibilizar e mover todos os tipos de corpos a partir do encontro com o outro e consigo. Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca. Dia 05 de junho, às 19h. GRÁTIS.

 

ENCONTRO DE POETAS -Coordenado pela professora e poeta Alayde Costa, uma das fundadoras do Centro Cultural. Escritores se encontram parauma roda de poesia. Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá, na Praça Seca. Dia 29 de junho. GRÁTIS.

 


 

 


 

 



Serviços Serviços