Corpos que Movem Coisas que Movem Corpos - A mostra individual de Sofia Caesar reúne obras que a artista desenvolveu nos últimos anos a partir da relação do corpo com os dispositivos ao seu redor. As obras da exposição se relacionam com a apropriação do prazer e do lazer pelo universo do trabalho. A mostra tem curadoria de Raphael Fonseca. Apoio de Caveat, Rumos Itaú Cultural, Belgica e HISK. Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Centro. De 7 de outubro a 30 de novembro. Entrada gratuita.   

 

Exposição: Nódoa - O Ateliê Livre e o Gás apresentam nódoa, exposição individual da artista Rona Neves com uma série de pinturas inéditas, instalações, objetos, cadernos de artista e poesias. Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Centro. De 7 de outubro a 30 de novembro. De segunda a sábado, das 12h às 18h. Entrada gratuita. 

 


Exposição Impulsos Imitativos - Emulando os métodos do arqueólogo, do historiador e do colecionador, Élcio Miazaki coleta objetos simbólicos para em seguida, feito artesão, manipulá-los. Fruto de um período de intensa imersão no próprio trabalho, a exposição traz algumas constantes na obra de Miazaki. Memorial Municipal Getúlio vargas, na Glória. Até 03 de Novembro. De terça a domingo, das 10h às 17h. Entrada gratuita.

 

 

NÓ NA MADEIRA - ACERVO PERMANENTE JOÃO NOGUEIRA - Depois de 6 meses ocupando a sala de exposições, o acervo de João Nogueira tornou-se uma instalação permanente no andar térreo do centro cultural, que homenageia a vida e obra desse grande artista. A exposição Nó na Madeira reúne fotos, discografia interativa em TV e objetos pessoais do sambista. Centro Cultural João Nogueira - Imperator, no Méier. Segunda a sábado, das 13h às 22h e Domingo, das 10h às 22h. GRÁTIS.

                                                     

 

GETÚLIO VARGAS - Getúlio Vargas passou 31 anos dos 45 de sua vida pública no Rio de Janeiro, então capital da república. Como presidente, foram 19 anos. Nesse longo período, estabeleceu-se intensa relação de amor e rejeição entre ele e os habitantes da cidade, amor, sobretudo do povo, rejeição, sobretudo da elite. Esta exposição mostra alguns aspectos marcantes dessa história, homenageando, ao mesmo tempo, Getúlio Vargas e o Rio de Janeiro. Memorial Municipal Getúlio Vargas, na Glória. De terça a domingo, das 10h às 17h. Classificação: Livre. GRÁTIS.

 


INSTALAÇÕES NO JARDIM - Artista visual Valéria Oliveira apresenta três instalações artísticas que ficarão expostas no jardim do Centro Cultural Laurinda Santos Lobo até março de 2019: "Exposição "Fora da caixa" é uma galeria itinerante que têm suas obras expostas em 20 monóculos, "Painel PAZ" é a escrita da palavra paz utilizando letras retiradas do alfabeto simbólico criado pela artista para falar da dicotomia da sociedade que tem palavras de paz e atitudes de guerra e "Reverencia-me" é um espelho com a frase reverencia-me colada fazendo um singelo convite ao público para reverenciar sua própria essência. Centro Cultural Municipal laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa. Terça à Sexta das 10h ás 19h. Sábado, Domingo e Feriados das 12h às 20h. Classificação: Livre. GRÁTIS.

 

 

LAURINDA SANTOS LOBO E A BELLE ÉPOQUE CARIOCA -No início do século XX, o Rio de Janeiro, ainda capital da República, passou por um grande projeto de modernização: reformas urbanas modificaram áreas importantes da cidade e novos hábitos passaram a fazer parte do cotidiano dos cariocas. É nesse mesmo período, conhecido por "belle époque", que Santa Teresa passa a ganhar notoriedade por desenvolver uma intensa vida cultural nos salões das ricas mansões cada vez mais numerosas no bairro. A casa, que hoje abriga o Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, foi construída no início do século XX pela Baronesa de Parima. Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa. Terça à Sexta das 10h às 19h. Sábado, Domingo e Feriados das 12h às 20h. Classificação: Livre. GRÁTIS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Serviços Serviços