Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Circuito Diálogos com as Rodas de Samba encerra primeira etapa com um recorde: 280 rodas inscritas

28/06/2019 15:12:00


A Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro realizou a reunião geral do Circuito Diálogos com as Rodas de Samba na quarta-feira, 27 de junho, no Circo Crescer e Viver, na Cidade Nova. O evento foi o último de uma série de encontros e reuniu representantes do poder público e produtores de rodas de samba de todas as regiões da cidade.  As Secretarias de Ordem Pública, Vigilância Sanitária, Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Comlurb e a Subsecretaria de Relações Institucionais, também participaram, assim como as regiões administrativas e a Rede Carioca de Rodas de Samba. O Circuito, que tem o objetivo de construir uma nova resolução, que diminua a burocracia para uso de espaços públicos, tirando a necessidade de alvará para os participantes, fecha a primeira etapa com um recorde: 280 rodas inscritas.  
 

O Coordenador da CPIR (Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial), Eduardo Nascimento, abriu o evento falando sobre a importância da participação dos órgãos envolvidos, o que, para ele, reafirma o compromisso de uma ação integrada. De acordo com o Secretário de Ordem Pública, Coronel Paulo Amendola, a SEOP vai atuar para que todas as rodas aconteçam em harmonia com a sociedade. "Vamos garantir que essas manifestações culturais não interfiram no funcionamento dos territórios para que tudo ocorra em sincronia", afirmou. Representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, o subsecretario de Trabalho e Qualificação, Leandro Izidoro Pereira, vê a iniciativa com otimismo. "Queremos apoiar todos que desejam empreender. Sabemos do potencial econômico das rodas de samba. Esse projeto é transformador.", ressaltou. Os representantes da Comlurb, Fabiano Araújo, e da Vigilância Sanitária, Rosália Cova, reiteraram a parceria com as rodas. Luciano Bom Cabelo, da Rede Carioca de Rodas de Samba e o vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, Álvaro Maciel, também participaram da mesa de abertura.

 

Sambistas, produtores e organizadores de diversas rodas da cidade, entre eles Paulão 7 Cordas, da Gloriosa, Pipa Vieira, da Festa da Raça, e Ricardo Santos, da roda Na Voz do Compositor, também estiveram presentes. Para o músico Paulão 7 Cordas, além de beneficiar os produtores, a realização do Circuito também foi boa para unir os sambistas e organizadores de rodas. "Tem gente aqui da Pavuna, de Bangu, da Ilha do Governador, da cidade toda! Dessa maneira estamos nos conhecendo e também nos unindo para seguir em frente", afirmou.

 

A primeira etapa do circuito termina com um recorde: 259 rodas inscritas online e 21 presencialmente, totalizando 280 rodas de samba, mais que o dobro do número de 2018, que teve 111 rodas inscritas. O próximo passo será a orientação e capacitação dos expositores que atuarão nas rodas. Segundo Eduardo Nascimento, será realizado o cadastramento dos expositores de produtos economicamente ligados à cultura do samba. O prosseguimento do Circuito também vai envolver órgãos da esfera estadual, como Polícia Militar e Bombeiros.