Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Prefeitura do Rio realiza circuito de diálogos com as rodas de samba cariocas

08/06/2019 14:17:00


 

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza durante o mês de junho o Circuito Diálogos com as Rodas de Samba Cariocas, uma série de cinco encontros com artistas e produtores culturais de rodas de samba de todas as regiões da cidade. A primeira reunião acontece no dia 13 de junho, no Memorial Municipal Getúlio Vargas, na Glória. O circuito percorrerá ainda o Espaço Cultural Arlindo Cruz, em Realengo, a Central Única de Favelas (CUFA), em Madureira, o We Work, no Centro, e o Circo Crescer e Viver, na Cidade Nova. As rodas de samba interessadas em participar do Circuito devem se inscrever no link https://dialogosrodasdesamba-pcrj.hub.arcgis.com/..

 

O objetivo do Circuito Diálogos com as Rodas de Samba Cariocas é ouvir as principais demandas deste segmento cultural, a fim de construir uma resolução que diminua a burocracia para uso do espaço público, além de criar mecanismos que fortaleçam a cadeia produtiva das rodas. A principal medida é que as rodas participantes da resolução não precisarão mais tirar Alvará de Autorização de Eventos. As regras para colocação de mesas e venda de alimentos e bebidas também serão previamente acordadas. A iniciativa conta com apoio do Sebrae, da Rede Carioca de Rodas de Samba e do programa BNDES Garagem.

 

"O samba é o maior patrimônio cultural do Rio e as rodas são uma tradição carioca que deve ser valorizada e incentivada. Além de ocupar o espaço público com cultura de qualidade, as rodas movimentam a economia criativa em todas as regiões da cidade, o ano inteiro. A partir de um diálogo franco com artistas e produtores, a Prefeitura do Rio vai trabalhar para diminuir a burocracia e construir soluções conjuntas que fortaleçam e incrementem as rodas de samba cariocas", afirma a Secretária Municipal de Cultura Mariana Ribas.

 

Além de promover e facilitar a interlocução das rodas com os órgãos municipais, o Circuito terá ainda um Fórum de Capacitação, com ênfase em empreendedorismo, sustentabilidade e gestão cultural. Com a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura, o Circuito Diálogos com as Rodas de Samba Cariocas envolverá também a Secretaria Municipal de Fazenda, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, a Vigilância Sanitária e a Guarda Municipal.

 

Após os encontros, a Prefeitura do Rio vai editar a Resolução das Rodas de Samba, que vai mapear e instituir o calendário das rodas a serem realizadas no segundo semestre deste ano. No ano passado, mais de cem rodas foram listadas na resolução. Para 2019, a Secretaria Municipal de Cultura quer estimular a participação e adesão de mais realizadores.

 

 

Confira o Calendário completo do Circuito

 

Memorial Municipal Getúlio Vargas

Praça Luiz de Camões, s/nº, subsolo, na Glória

Dia 13 de junho, às 18h

 

Espaço Cultural Arlindo Cruz

Rua Marechal Joaquim Inácio, s/nº, Realengo.

Dia 15 de junho, às 11h

 

Central Única das Favelas (CUFA)

Rua Francisco Batista (sob Viaduto Negrão de Lima)

Dia 17 de junho, às 18h

 

We Work

Rua Almirante Barroso, 81

Dia 19 de junho, às 18h

 

Circo Crescer e Viver

Rua Carmo Neto, 143, Cidade Nova

Dia 27 de junho, às 18h