Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Confira as principais ações de valorização da cultura negra realizadas em nossa gestão

24/01/2019 18:22:00


Nos anos de 2017 e 2018, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, obteve importantes conquistas para valorização da cultura negra. Confira as principais:


A gestão Crivella tem uma mulher negra como Secretária Municipal de Cultura, fato inédito na cidade do Rio;


A gestão Crivella tem realizado importantes e inéditas ações de valorização da cultura negra. Os compromissos assumidos pelo Prefeito Marcelo Crivella, junto com o Governo Federal, foram decisivos para que o sítio arqueológico do Cais do Valongo fosse declarado pela UNESCO como Patrimônio Mundial, em julho de 2017;


O primeiro compromisso assumido foi o de conservação do Cais do Valongo. Acordo estabelecido com o Governo dos Estados Unidos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, prospectou R$ 2 milhões para obras de drenagem das águas pluviais e reforço de infraestrutura;
 
A Prefeitura do Rio criou o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), que já funciona na região da Pequena África desde janeiro de 2018. O MUHCAB está sendo erguido com a participação do movimento negro e de outros representantes da sociedade civil, entre elas o próprio Instituo dos Pretos Novos, que faz parte do Conselho do Museu.
 
O MUHCAB é o único museu brasileiro focado em contar a história da escravidão, além de promover e valorizar a cultura afro-brasileira.
 
O Museu já possui intercâmbio e parcerias internacionais com países africanos, como a Nigéria. Tecebeu reis africanos de Gana e Reino de Ifé (Nigéria), como parte deste intercâmbio.