Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Terreirão do Samba em clima de folia de 19 de janeiro a 9 de março

15/01/2019 13:28:00


 

A Prefeitura do Rio, a Secretaria Municipal de Cultura e a cerveja Itaipava apresentam a programação para o carnaval 2019 do Terreirão do Samba.  A temporada carnavalesca começa neste sábado, dia 19 de janeiro, às 19h, com show de Leci Brandão e a roda do Samba do Trabalhador e Moacyr Luz.

A programação deste ano contará com 13 dias de eventos e mais de 60 artistas. Com entrada gratuita, o pré-carnaval acontece entre 19 de janeiro e 16 de fevereiro e conta com shows de Arlindinho, Fundo de Quintal, Dudu Nobre e Neguinho da Beija-Flor. A programação conta ainda com velhas guardas de escolas como Portela, Mangueira, Imperatriz e Império Serrano, e as rodas de Samba do Trabalhador e Samba Social Clube, além do tradicional bloco Cordão da Bola Preta.

Já entre 1º e 9 de março, durante os dias de carnaval, serão cobrados ingressos com preços populares. Nos oito dias serão promovidos shows com artistas consagrados e novas revelações do samba, além de rodas de sambas convidadas. A cada dia, a bateria do Terreirão, comandada pelo Mestre Odilon, também se apresentará, acompanhada por um intérprete de uma escola do grupo especial.   



Na Quarta-feira de Cinzas, o Terreirão irá transmitir ao vivo a apuração das escolas de samba do Rio. Após a escolha da tão aguardada escola de samba campeã, terá início o show do grupo Vou pro Sereno. Entrada gratuita nos eventos de 19 de janeiro a 16 de fevereiro. De 1º de março a 9 de março, a entrada custa a partir de R$ 10 (meia). Classificação: 18 anos (menores apenas acompanhados por responsáveis). O Terreirão do Samba fica na Rua Benedito Hipólito, 66, Praça Onze – Centro.



Desde 2017, o Terreirão é administrado pela Secretaria Municipal de Cultura, que implantou uma programação regular ao longo de todo o ano, e não apenas no Carnaval. A secretaria passou também a realizar parcerias com a iniciativa privada, algo inédito, até então, na história do espaço cultural.  "É o segundo ano que o Terreirão tem a programação de Carnaval realizada em parceria com a iniciativa privada. Este novo formato se mostrou um sucesso, e nos levou ter um público recorde de mais de 35 mil pessoas no Carnaval 2018. A parceria nos deu tranquilidade para oferecer uma programação baseada em nossa filosofia de valorização do sambista, através da participação de rodas de samba, de velhas guardas e intérpretes de agremiações carnavalescas junto com os grandes nomes do samba e novas revelações", afirma Nilcemar Nogueira, Secretária Municipal de Cultura do Rio.



A cerveja Itaipava é parceira da temporada 2019 do Terreirão. "A Itaipava já tem uma história com o Carnaval do Rio de Janeiro. Pelo terceiro ano consecutivo é a cerveja oficial da Sapucaí e pela terceira vez terá um camarote exclusivo no local. Este ano estamos patrocinando pela segunda vez consecutiva o Terreirão do Samba, espaço que é referência do samba e das principais manifestações culturais cariocas, criado em 1991 como uma extensão da tradicional e simbólica Praça Onze.  Para Itaipava também é muito importante estar presente nos espaços que fazem parte da rotina e história dos cariocas e uma grande oportunidade de contato do produto com este público", ressalta Eliana Cassandre, gerente de Propaganda da Itaipava.





PROGRAMAÇÃO TERREIRÃO PRÉ-CARNAVAL 2019

19/01 – 19h – Abertura com DJ + Samba do Trabalhador + Bola Preta + Lecy Brandão

26/01 – 19h - Abertura com DJ + Festa da Raça + Velha Guarda Império Serrano + Arlindinho

02/02 – 19h – Abertura com DJ + Samba Social Clube + Velha Guarda da Portela + Neguinho da Beija-Flor + Dudu Nobre + Pretinho da Serrinha

09/02 – 19h - Abertura com DJ + É Samba que Elas Querem + Velha Guarda da Imperatriz + Fundo De Quintal

16/02 - 19h - Abertura com DJ + Grupo Arruda +  Velha Guarda da Portela + Reinaldo



PROGRAMAÇÃO TERREIRÃO CARNAVAL 2019

1º/03 – 19h - Sorriso Maroto + Pixote + Bateria Do Terreirão + Intérprete Convidado

02/03 – 19h - Ferrugem + Vitinho + Bateria Do Terreirão + Intérprete Convidado

03/03 – 19h - Belo + Bom Gosto + Bateria Do Terreirão + Intérprete Convidado

04/03 – 19h - Thiaguinho + Rodriguinho + Bateria do Terreirão + Intérprete Convidado

05/03 – 19h - Xande + Suel + Bateria Do Terreirão + Intérprete Convidado

06/03 – 14h - Vou Pro Sereno + Feijoada + Bateria Do Terreirão + Intérprete Convidado

08/3 – 19h - Mumuzinho + Clareou + Bateria Do Terreirão + Intérprete Convidado

09/03 – 19h - Dilsinho + Chininha E Príncipe + Bateria Do Terreirão + Intérprete Convidado