Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Secretaria Municipal de Cultura inaugura nesta quinta Quarteirão Cultural Marielle Franco

20/03/2018 19:01:00


A inauguração do Quarteirão Cultural Marielle Franco (Rua Álvaro Alvim), prevista para acontecer nesta quinta-feira, foi cancelada devido à chuva. Uma nova data será divulgada posteriormente. 

 

 

A Secretaria Municipal de Cultura vai inaugurar o Quarteirão Cultural da Rua Álvaro Alvim, na Cinelândia, que receberá o nome de Marielle Franco em homenagem à vereadora, morta no último dia 14. A placa de inauguração será instalada na esquina das ruas Álvaro Alvim e Alcindo Guanabara, na lateral da Câmara de Vereadores da Cidade do Rio.

 

Situada entre a Rua Alcindo Guanabara e o Passeio Público, a área foi instituída pelo Decreto nº 44229, do prefeito Marcelo Crivella, publicado no Diário Oficial de 30 de janeiro deste ano. O decreto regulamenta a Lei nº 6.038 (28/12/2015), de autoria dos vereadores Rosa Fernandes e Renato Moura, que criou o Quarteirão da Álvaro Alvim. Este é o primeiro dos Quarteirões Culturais que a Secretaria Municipal de Cultura vai implantar da Zona Sul à Zona Oeste da cidade, incluindo áreas como o Ponto Chic, em Padre Miguel, a Pedra do Sal, na Zona Portuária, a Praça Tiradentes, no Centro e o Aterro do Flamengo.

 

O Quarteirão Cultural tem como objetivo desburocratizar a realização de atividades culturais e artísticas em ruas localizadas em reconhecidos e tradicionais polos de cultura, gastronomia e lazer da cidade do Rio. O decreto dispensa a necessidade de alvará provisório, cria horários especiais de funcionamento e permite a ocupação das ruas e calçadas com mesas e cadeiras, em perímetro definido de modo a facilitar a vida dos produtores culturais e comerciantes destas regiões. Também fica autorizado previamente o uso de equipamentos removíveis destinados à realização de atividades de música, teatro, artes visuais, dança e literatura.

 

O funcionamento do Quarteirão Cultural Marielle Franco será de quinta a domingo e nos feriados. Os horários são os seguintes: às quintas, de 18h às 22h; sextas, sábados e véspera de feriado, de 18h às 3h do dia seguinte; domingos e feriados, de 12h às 22h. Nestes horários, será proibido o estacionamento de veículos ao longo da rua Álvaro Alvim e na rua Alcindo Guanabara.

 

"As ruas do Rio de Janeiro têm uma vocação cultural e artística muito forte e consideramos prioritário estimular a ocupação dos espaços públicos pelas diversas linguagens artísticas. Os Quarteirões Culturais surgem com estes objetivos: promover cultura e lazer nas ruas e praças e incrementar a atividade econômica, seja dos produtores culturais, seja do comércio local", afirma Nilcemar Nogueira, secretária municipal de Cultura do Rio.