Secretaria Municipal de Cultura - SMC
No Dia do Bibliotecário, Secretaria Municipal de Cultura comemora com os profissionais

13/03/2018 17:15:00


 
Gestores das bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura se reuniram nesta segunda-feira (12) para comemorar o Dia do Bibliotecário e discutir questões da profissão. O encontro contou com a participação especial de Marília Amaral Mendes Alves, pesquisadora e professora do Departamento de Biblioteconomia da UniRio. Marília falou sobre o papel do bibliotecário na formação dos leitores e destacou a importância das bibliotecas públicas no país.
 
"Precisamos aproveitar a capacidade que a leitura tem de despertar emoções, de nos levar a novos lugares. A leitura tem esse poder e todos devem ter acesso a isso", ressaltou ela, que contou sua experiência como contadora de histórias e mediadora de rodas de leitura, além de oferecer apoio a um projeto para capacitação dos bibliotecários da rede da SMC. 
 
Este foi o primeiro da série de encontros que a gerência de bibliotecas planeja fazer com os gestores. De acordo com a gerente das bibliotecas da rede, Nadir Lucia Carvalho, os responsáveis vão participar de reuniões a cada dois meses para discutir os problemas de cada unidade e falar sobre as atividades em andamento. Segundo Nadir, essa troca de ideias entre os profissionais é fundamental para entender o funcionamento e as necessidades de cada biblioteca.
 
Os gestores elogiaram a iniciativa e acreditam que a troca de experiências é muito enriquecedora. Para Cilene Oliveira, gestora da Biblioteca Popular Anitta Porto Martins, no Rio Comprido, essa aproximação entre os gerentes é fundamental."Esses encontros são necessários, nós precisamos buscar juntos as soluções para os problemas que enfrentamos", afirmou. Ao final do encontro, todos foram presenteados com livros para seus acervos pessoais.
 
 
Fotos de Eduardo Rocha