Secretaria Municipal de Cultura - SMC
CAMPANHA PAIXÃO DE LER COMEÇA NESTA TERÇA, DIA 5, COM ATIVIDADES EM TODAS AS REGIÕES DA CIDADE

Abertura oficial da campanha contou com as presenças da escritora Conceição Evaristo e da professora Diva Guimarães


05/12/2017 15:20:00


A 25ª edição da campanha Paixão de Ler 2017 foi aberta na manhã desta terça, 5 dezembro, no Centro Coreográfico do Rio, na Tijuca. O tema deste ano  é "Leitura + Diversidade". Durante cinco dias, equipamentos culturais e educativos da cidade recebem mais de 100 atrações entre debates, oficinas, saraus, rodas leitura, apresentações artístico-literárias, contação de histórias e encontros com autores com ilustradores. Todas ações são gratuitas.
 
No evento de abertura, alunos do projeto de extensão A Riscado, da UFRJ, com alunos da Vila Olímpica da Mangueira, apresentaram números de dança inspirados em clássicos da Música Popular Brasileira. Em seguida, a secretária Nilcemar Nogueira, ao lado da escritora Conceição Evaristo, da professora Diva Guimarães, e do bibliotecário e editor Vagner Amaro, abriu oficialmente a campanha Paixão de Ler. "Esta edição, Literatura + Diversidade, percorre todas as regiões do Rio de Janeiro, abrangendo os mais variados públicos. Convido a todos a escreverem essa história. Venham também libertar seus personagens e abraçar esta campanha conosco", convidou a secretária.
 
A professora Diva Guimarães emocionou a plateia ao falar da importância da promoção da igualdade de oportunidades para todos. Já o bibliotecário e editor Vagner Amaro destacou o papel fundamental de ações de promoção de leitura que contemplem a diversidade. 
 
Os convidados da mesa de abertura leram trechos de poemas da escritora Conceição Evaristo, que não escondeu a alegria por estar participando da 25a. edição do Paixão de Ler. "A literatura tem me levado a lugares que eu não iria nunca, tanto a espaços físicos, quanto espaços de afetividade. Eu não nasci rodeada de livros, nasci rodeada de palavras. A literatura é um espaço muito propício de criação de identidades", disse. 
 
A campanha Paixão de Ler faz parte do calendário da cidade desde 1992 e conta com uma programação que irá percorrer diversos espaços nas zonas Norte, Oeste, Centro e Sul da cidade. A programação completa você confere no site da Secretaria Municipal de Cultura, no endereço: http://www.rio.rj.gov.br/web/smc/paixao-de-ler-2017.