Secretaria Municipal de Cultura - SMC
ATIVIDADE DE ADESÃO

01/12/2017 15:10:00


CONHECER PARA ADMIRAR - O NEGRO NA ARTE E NA LITERATURA – Palestra  Conhecer para Admirar - O Negro na Arte e na Literatura. Realização Lili Rose Cruz Oliveira - Escritora e Historiadora (Palestrante/Adesão). Sexta-feira, 08 às 14h . Biblioteca José Bonifácio – Gamboa.


AMOSTRA DE LIVROS - Exposição de Livros da Literatura Brasileira (Diversos). Realização Josefa Moutinho. Terça-feira, 05 às 11h. Biblioteca José Bonifácio – Gamboa.  

          

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS " QUINTAS AFETIVAS" - São rodas de leituras que resgatam a oralidade, a memória e a afetividade das narrativas de tradição oral. O projeto iniciou como piloto no espaço de leitura Abgar Renault em parceria com a Creche Institucional Paulo Niemeyer. As histórias abordam temáticas sobre valores, cultura e diversidade presente nas histórias de tradição oral. Realização- Sonia Lima. Quinta-feira, 07 às 15h30. Biblioteca Municipal Abgar Renault .


LIVROS NA PRAÇA - Distribuição gratuita de livros, visando o público que frequenta a Praça Chaim Weizmann no horário de almoço: trabalhadores e trabalhadoras das firmas de limpeza, manutenção, garis, supermercados do entorno. Realização- Lúcia Helena dos Santos Araújo. Terça-feira, 05 ao 12h. Praça Chaim Weizmann – Botafogo.


OFICINA DE CONFECÇÃO DE BONECAS ABAYOMI

Sinopse- Através da confecção da boneca Abayomi refletir a cerca de dois temas principais: O que é empoderamento? E o que é ocupação de espaço de pertencimento? Realização - Alexandre Alves Bezerra. Terça-feira, 05 às 14h. Biblioteca João do Rio.   

       

OFICINA DE MATERIAIS DE APOIO À LEITURA - Construção de objetos que auxiliem o aprendizado da leitura para crianças portadoras de deficiência. Realização- Laís Costa/AcolheDown. Sábado 09 às 10h. Biblioteca Machado de Assis / Botafogo.


ORIGAMI DE NATAL NA BIBLIOTECA JOÃO DO RIO - Oficina de origami com tema natalino. Realização- Jorge dos Santos. Terça-feira, 05 às 14h. Biblioteca João do Rio – Irajá.


POESIAS COM PAIXÃO - Roda de leitura, aberta ao público em geral, com foco em poesias, incentivando o gosto pela leitura, a inclusão, o autoconhecimento; objetivando disseminar inúmeros poemas sobre o sentimento: paixão. Realização- Benedito Luiz de Matos. Quarta-feira, 06 às 10h. Biblioteca Annita Porto Martins. Rio Comprido.  


NO MEIO DO LIVRO - Nesta atividade educativa descobriremos se um pequeno gesto pode mudar o rumo de uma história e, inspirados pelos livros da nossa biblioteca, criaremos marcadores de página para intervir poeticamente nas exposições do museu. Realização - Janaina Mello - Quarta-feira, 06 às 14h. Museu de Arte do Rio.


RODAS DE LEITURA E RODA DE CONVERSA - Seleção de textos de escritores, como Lima Barreto, por exemplo, que abordaram na sua obra temas que vão ao encontro de "Literatura + Diversidade". Realização - Carolina Ramos.  Quarta-feira, 06 às 14h. Pavilhão de Exposições Temporárias . Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro.

        

VISITANDO A BIBLIOTECA E CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E REFERÊNCIA DO MAR - A visita começa na Biblioteca e se desdobra em mediações que ocorrem nas exposições do Museu identificando os itens das coleções ali presentes. Realização - Janaina Mello. Terça-feira, 05 às 14h. Museu de Arte do Rio.

       

BOM DIA A TODAS AS CORES- Interpretado por jovens e adultos especiais, "BOM DIA A TODAS AS CORES" é um espetáculo de final de ano do projeto Semente, criado em abril de 2008, com a missão de capacitar jovens e adultos especiais para o trabalho, com atividades como o cultivo de plantas ornamentais. Atualmente, o projeto oferece oficinas artesanais, atendimento de fonoaudiologia e pedagógico, com a orientação de profissionais voluntários dedicados a desenvolver um maior grau de autonomia e independência no assistido, possibilitando a sua inclusão na sociedade. O espetáculo faz uma viagem ao planeta dos macacos, aborda a época do homem na idade da pedra, a criação do rádio, TV e telefone fixo e o movimento hippie até a atualidade. Realização -Direção do projeto: Celia dos Santos . Terça-feira, 05 às 10h. Teatro Municipal  Ziembinski.


"A LUNETA MÁGICA NO REINO DA ESCURIDÃO" - Contação de histórias baseada no livro "A Luneta Mágica no Reino da Escuridão", pela autora Karina Queiroz. O livro fala do poder do amor, da amizade, da compaixão, da quebra de preconceitos e da coragem. Finaliza com uma oficina de máscaras. Atividade direcionada para escola convidada. Realização - Selma Rodrigues. Quarta-feira, 06 às 10h. Planetário da Gávea.  


"QUE BICHO É ESSE?" - Esquete do espetáculo infantil Que Bicho é Esse? Pelo autor e ator Frederico Magella. Tem a música como fio condutor, conta a história de um bicho, que aos poucos vai tomando vida, com o objetivo de estimular a criatividade e aproximá-las de uma trilha sonora diferente do que se costuma ter em espetáculos infantis. Atividade direcionada para escola convidada. Realização - Selma Rodrigues. Quinta-feira, 07 às 10h. Planetário da Gávea.   


UNIVERSO CANTADO? Encontro musical com o cantor e compositor Celso Lira, objetivando despertar o prazer e o gosto pela música popular brasileira e seus diferentes ritmos.Finaliza com a dramatização da música A Linda Rosa Juvenil pelas crianças. Atividade direcionada para escola convidada. Realização - Selma Rodrigues. Quinta-feira, 07 às 14h. Planetário da Gávea.


QUAL O SABOR DA LUA? Contação de história com a Pedagoga Simone Cavaliere em que vários animais tentam alcançar a lua para descobrirem seu sabor. Durante esta tentativa cada um deles encontram sabores diferentes, transformando este mistério numa deliciosa aventura. As crianças dramatizam a história. Atividade direcionada para escola convidada. Realização - Selma Rodrigues. Sexta-feira, 08 às 10h. Planetário da Gávea.


GRAN CIRCO PIPOCA CLIMA DE NATAL - Show de variedades circenses com o Gran Circo Pipoca, objetivando envolver as crianças no universo mágico do circo e neste espetáculo estaremos em clima de Natal, aguardando Papai Noel. Oficina pintura artística. Atividade direcionada para público espontâneo. Realização - Selma Rodrigues. Sábado, 09 de 10h às 12h. Planetário da Gávea.


PRÓXIMA PÁGINA: ENTRE NESSA CORRENTE LITERÁRIA! - Leitores de diferentes perfis entrevistam outros leitores sobre as obras que impactaram suas vidas. O entrevistado de um episódio é o entrevistador do episódio seguinte, formando uma corrente de pessoas que trazem à tona as diversas maneiras de entrar nesse mundo e vivenciar a leitura, São dez episódios no total, com dois personagens cada e cerca de 15 minutos. Realização Simone Monteiro – MULTIRIO. Quinta-feira, 14h às 16h. Centro de Estudos da Língua Portuguesa. Rua Pereira da Silva 322, Laranjeiras.     


DIVERSIDADE NO PONTO LETRA DE PAQUETÁ - Através da literatura, propomos apresentar as crianças e jovens de Paquetá a importância do respeito à diversidade cultural, social, racial e de gênero para a construção da empatia, um importante valor na nossa sociedade. Realização - Claudia Salathé de Almeida Luna (Secretária Executiva da ONG"O Nosso Papel" e Coordenadora do Ponto de Cultura "Fazendo a Diferença em Paquetá"). Quarta-feira, 06 às 14h. BEM de Paquetá Joaquim Manoel de Macedo - Rua Adelaide Alambari nº41, Paquetá - Rio de Janeiro/RJ.

 

O PATINHO FEIO É REALMENTE FEIO? O CLÁSSICO DESCONSTRUÍDO!           -Contação da história "O PATINHO FEIO", para o público infantil, onde        discutiremos a diversidade através da literatura. Aproveitando a imaginação, dos pequenos leitores, fazendo com que os mesmos percebam a diversidade. Realização- Fernanda de Medeiros Nunes. Quinta-feira, 07 às 10h. Biblioteca Escolar Municipal do Grajaú.


PALESTRA INTERATIVA-A DIVERSIDADE POÉTICA CONTEMPORÂNEA - O SLAM COMO    EXPRESSÃO DA JUVENTUDE. - Apresentar a expressão poética que recebe o nome de SLAM, e em geral é desenvolvida por jovens moradores da periferia. É uma "batalha" de poesias. Os poetas interpretam seus textos, num determinado tempo, sem nenhum recurso digital ou eletrônico, com gestos, voz alta, e com temas, em geral, urbanos, de luta e de resistência. Realização- Katia Pinno. Terça-feira, 05 às 10h. Biblioteca Escolar Municipal Joaquim Manoel de Macedo- Rua Adelaide  Alambari, 41, Paquetá, Rio de Janeiro.


A DIVERSIDADE E A LEITURA - O projeto tem o intuito de motivar e incentivar ações que promovam a valorização a diversidade no contexto social, tentando diminuir as diferenças e intolerâncias que, em alguns casos, ocorrem entre os alunos. O projeto terá a leitura como eixo norteador, para que a paixão pela leitura possa proporcionar a reflexão acerca das diferenças tanto em âmbito individual quanto em âmbito coletivo. Realização - Kelly do Nascimento Moreira. Quinta-feira, 07 às 08h. CIEP Anton Makarenko.


A TENDA À LITERÁRIA: POESIA VIVA! -"A tenda à literária: poesia viva!" é uma proposta integrada que conta com o lançamento de um livro de aldravias (produzidas pelos alunos do 6º ano Experimental), em papel reciclado (pelos alunos), através do trabalho realizado em sala de aula e na sala de leitura, a partir dos livros "O vestido azul" e "A casa amarela" (da Fundação Educar DPaschoal), além do encontro com um ex-aluno (da Rede) escritor, Oficina criativa de aldravias com a comunidade escolar e sarau cultural-literário. Realização - Cristiane da Silva Brandão. Sexta-feira, 08 às 8h. CIEP Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda.


APRESENTAÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIA -Mediar a literatura poética do livro "A Arca de Noé"(Vinicius de Moraes), na construção subjetiva da poesia artística. Realização - Lázaro Carvalho. Sexta-feira, 08 às 10h. Escola Municipal Pedro Ernesto.


PAIXÃO DE LER COM CORA CORALINA - Sarau poético (com ênfase nas obras de Cora Coralina), Oficina de Aldravias e Hai-Kais, Esquetes poéticas. Realização- Cristiane da Silva Brandão. Quarta-feira, 06 às 18h. Colégio Estadual Cora Coralina.


NO MUNDO ENCANTADO DA LEITURA - Nossa escola realiza essa atividade uma vez por bimestre. Montamos uma tenda colorida no pátio de TNT com colchonetes e música ambiente. Tem o momento da contação de história realizada pela professora e tem a segunda parte onde as crianças praticam a leitura deleite de todos os livros que ficam expostos na mesa e pendurados num varal. Realizamos essa atividade pra homenagear algum autor da literatura brasileira e caracterizamos alguns alunos com os personagens das histórias desse autor. Realização- Fabiana.  Sexta-feira, 08 às 10h. Escola Municipal Ayrton Senna da Silva.


PROJETO VÁRIAS HISTÓRIAS - Esse projeto será a culminância do trabalho realizado na aulas de Artes Cênicas da Escola Municipal Professora Dalva Lazaroni - 9ª CRE. As atividades tiveram seu início com a leitura coletiva do livro "Dandi e a Árvore Palavreira" de Ana Cristina Melo. Realização- Carla Barros. Quarta-feira, 06 às 13h. Escola Municipal Primário Professora Dalva Lazaroni - 9ª CRE.

 

Voltar




Serviços Serviços