Secretaria Municipal de Cultura - SMC
ENCONTRO COM O ESCRITOR E/OU ILUSTRADOR

01/12/2017 15:06:00


AS HISTÓRIAS QUE AS ILUSTRAÇÕES NOS CONTAM - Este encontro propõe o manuseio de originais de livros ilustrados por Anielizabeth, além de uma apresentação de todo o processo de criação de um livro ilustrado desde os primeiros esboços até a saída da gráfica. Tudo isso acompanhado de pequenas performances de ilustração feitas por ela. Realização - Anielizabeth. Terça-feira, 05 às 14h. ONG Fazendo Arte - Aureliano Portugal 220 fundos - Rio Comprido.

 

BREVES E DIVERSAS PALAVRAS - A apresentação do livro infantil "HAICONTOS DE FADAS", criação coletiva de texto por 5 (cinco) autoras e especialistas da literatura para crianças , com a participação de ilustradora de publicações infantis.Realização – Edna Bueno, Emília Machado, Mariucha Rocha, Vânia Alsalek, Tatiana Kauss e Marília Pirilo. Terça-feira, 05 às 15h - URS Lucinha Araujo - R. Cotingo, 76 – Tijuca.

 

DIVERSIDADE PARA TODOS: A LITERATURA E A NOVELA COMO VITRINES SOCIAIS -Encontro com professor, escritor e pesquisador Fabio Fabretti, que através do seu trabalho dividido entre a ficção e a biografia, abordará temas sobre transexualidade, identidade e gênero, campanhas e denúncias sociais, pesquisa que se realizou para a novela "A força do querer", de Glória Perez. Duração: 02 horas. Realização – Fabio Fabretti. Sábado, 09 às 10h - Universidade Estácio de Sá – Centro.

 

ENCONTRO COM A ESCRITORA SONIA ROSA - Este encontro consiste em uma conversa amorosa com os leitores. A autora falará do seu processo criativo e as marcas da diversidade existente em sua obra. Contará algumas de suas histórias e responderá perguntas. Realização – Sonia Rosa.Quinta-feira 07 às 15h. - Areninha Carioca Gilberto Gil - Av. Marechal Fontenele, 5000 – Realengo.

 

ENCONTRO COM LUCAS VIRIATO: POESIA NO ORIENTE - Encontro com o autor Lucas Viriato (Memórias Indianas, 2007; Retorno ao Oriente, 2008; Nepal Legal, 2017; Índia Derradeira, 2017) fará a apresentação de seus trabalhos lançados recentemente e dos livros anteriores, assim como leitura de poemas selecionados. Realização - Lucas Viriato. Sábado, 09 às 14h – Biblioteca Machado de Assis – Botafogo. Rua Farani, 53.

 

ENCONTRO COM O ESCRITOR LUIZ ANTÔNIO AGUIAR - O encontro será uma conversa recheada de casos engraçados, divertidos e reflexões sobre a Literatura na vida da gente. O autor compartilhará seus livros prediletos, suas obras, personagens e gêneros como o terror, o mistério, a aventura. Indicação: 10 a 13 anos. Realização - Luiz Antônio Aguiar. Terça, 05 às 14h. Biblioteca Escolar Municipal de Copacabana - Carlos Drummond De Andrade - Ferreira, 80 – Copacabana.

 

MULHER PERIFÉRICA TAMBÉM ESCREVE! Este projeto propõe o estímulo à leitura e à escrita por meio de um encontro com Bruna Mitrano, jovem autora de relevância no cenário da poesia contemporânea. A escritora aborda temas como as violências cotidianas, a dor do corpo-mulher e a relação com a cidade, a partir do ponto de vista da periferia. Realização - Bruna Mitrano e Gisele Motta. Quinta-feira, 07 às 18h - Centro Municipal de Referência de Jovens e Adultos.

 

NOEL, O MENINO DA VILA - Neste encontro, a musicista e escritora Marcia Bulcão, autora do livro "Noel, o Menino da Vila" (editora Escrita Fina) apresenta seu livro que versa sobre a infância do compositor Noel Rosa, do nascimento ao primeiro sucesso na juventude. Indicação: Infanto-juvenil. Realização - Márcia Bulcão e Josué Soares. Sexta-feira, 08 às 10h - Unidade de Acolhimento Ziraldo - Rua Isolina, 308, Méier.

 

O LIMITE DA COR NA LITERATURA - Um bate-papo com Gerson Couto sobre como a liberdade criativa muitas vezes é limitada por uma quase invisível imposição. Quantos são aqueles que não escrevem sobre a própria cor, passado ou realidade? - Realização – Gerson Couto. Quarta-feira, 06 às 10h - Ser Cidadão Santa Cruz - R. Fernanda, 140 - Santa Cruz.

 

O VERSO E O DIVERSO NA LITERATURA - Bate-papo com a autora Ninfa Parreiras sobre seus livros de leitura e suas obras autorais como livros de cabeceira que tratam da diversidade, autores brasileiros como Carolina de Jesus, Conceição Evaristo, Joel Rufino dos Santos, David Kopenawa, Daniel Munduruku, Eliane Potiguara, Machado de Assis, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, etc. Indicação: 05 a 15 anos. Realização – Ninfa Parreiras. Quinta-feira,07 às 9h. - Biblioteca Popular do Leblon Vinícius de Moraes - Av. Bartolomeu Mitre, 1297 – Gávea.

 

TODOS SOMOS IGUAIS PORQUE SOMOS DIFERENTES - A autora Ana Claudia Bastos discorrerá sobre sua obra com o fio condutor temático de diversidade. Fará leitura de trechos dos livros, levará objetos relativos ao processo de criação de seus livros e tratará de seus personagens que sempre confrontam com a diferença. Realização - Ana Claudia Bastos. Sexta-feira, 08 às 14h - Biblioteca Marques Rebelo – Tijuca. R. Guapeni, 61 - Tijuca.

 

Voltar