Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Prefeitura lança programa de educação e emprego para transexuais

26/05/2017 18:37:00


Nesta terça-feira, 30 de maio, às 19h30,  a Prefeitura do Rio de Janeiro  vai lançar o projeto social "Trans+Respeito" em parceria com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS- Rio).  O evento, que contará com  a participação da Banda da Guarda Municipal,  vai acontecer no Museu do Amanhã, que apoia o projeto e, recentemente, incorporou pessoas transexuais em sua equipe de recepcionistas.  O "Trans+Respeito" é um projeto desenvolvido pela CEDS-Rio em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH).

 

O programa tem como mote um plano de educação e formação profissional para homens e mulheres trans. O Brasil é o país no mundo que mais registra assassinatos de transexuais. Outro dado impactante é que 79% evadem da escola, antes mesmo da formação básica. Trata-se, portanto, de um grupo social extremamente vulnerável, cuja expectativa de vida não passa dos 30 anos.

 

A SMASDH  liberou a verba para oferecer o período de formação e estágio, que inclui uma bolsa auxílio de um salário-mínimo, passagem e alimentação para os alunos e alunas trans. A Secretária Municipal de Cultura  fechou uma cooperação com a CEDS para buscar oportunidades de inserção profissional nos espaços culturais do município para os homens e mulheres transexuais. Esta ação tem o intuito dar maior visibilidade à população transexual.

 

A CEDS fechou também parceria com uma rede de supermercados e já foram encaminhados mais de 20 transexuais para os processos seletivos, locais estes onde o nome social será respeitado e o uso do banheiro de acordo com a identidade de gênero. Além disso, a Coordenadoria oferece  workshops para os funcionários dessas empresas com intuito de desmistificar a pauta trans.