Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Livraria Pereira Passos lança livro sobre samba

Evento irá mostrar o Mapa Participativo das Rodas de Samba e terá apresentação do grupo Samba de Benfica


14/02/2017 15:12:00


A Livraria Pereira Passos se tornará uma grande roda literária e de samba com o lançamento do livro Por quem as rosas falam – E outros ensaios sobre samba e carnaval, de Bruno Filippo. A tarde festiva será complementada com a exibição do Mapa Participativo das Rodas de Samba e finalizada com o grupo Samba de Benfica. O evento será realizado no dia 16 de fevereiro, às 17h, e terá entrada gratuita.

 

 

Por quem as rosas falam – E outros ensaios sobre samba e carnaval revela em suas páginas, temas que perpassam o século do gênero que transformou a identidade brasileira. Dividido em duas partes, a obra separa o que, no início, estava unido pelo umbigo: o samba e o carnaval carioca, especificamente as escolas de samba, e mostra como ambos foram se afastando com o tempo, sem que perdessem por completo o contato. O livro é resultado de duas décadas dedicadas à cobertura carnavalesca em diversos meios de comunicação.

 

O Mapa Participativo das Rodas de Samba (https://goo.gl/84TpUU) também será apresentado no evento. O sistema possui centenas de rodas cadastradas e georreferenciadas. Lançado em 2016, o aplicativo integra o Portal da Rede Carioca de Rodas de Samba, parceria do Instituto Pereira Passos (IPP) como Instituto Eixo Rio e a Rede Carioca de Rodas de Samba, que possui também uma pesquisa sobre o perfil dos profissionais do samba e das rodas, o que ajudará o instituto a analisar o impacto socioeconômico delas.

 

O Idealizador do Portal da Rede Carioca de Rodas de Samba e geógrafo do IPP, João Grand Jr, fala sobre a participação popular: "é um mapa aberto, qualquer pessoa pode chegar lá e cadastrar sua roda de samba".

 

Ao final, os presentes irão desfrutar de uma animada apresentação do Samba de Benfica. Criado em 2011, o grupo tem em seu repertório clássicos de Cartola, Noel Rosa, Martinho da Vila, Paulo Cesar Pinheiro e também dos contemporâneos João Martins, Leandro Partideiro e Toninho Geraes.  A Livraria Pereira Passos está localizada na Rua Gago Coutinho, 52 – Laranjeiras.

 

Sobre o autor

Bruno Filippo é jornalista, sociólogo e professor universitário nas áreas de Cultura Brasileira, História Moderna, Teoria Política e Comunicação Social. Trabalhou no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), no jornal O DIA – no qual foi colunista por oito anos - e, atualmente, é comentarista da Rádio Bandnews FM. Entre 2011 e 2016, fez parte do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro – um fórum consultivo que auxiliava a prefeitura da cidade em questões estratégica. Trabalhou no roteiro do documentário "82 minutos", de Nelson Hoineff, sobre os preparativos da Portela para o carnaval de 2015.

 

Sobre o Samba de Benfica

O grupo realiza nasceu no bairro de Benfica, subúrbio do Rio, em fevereiro de 2011. 

Todo segundo domingo o samba é realizado na rua, com participação de vários amigos integrantes de outras rodas de samba.

Desde sua formação o grupo já participou de diversos outros eventos e se apresentou em palcos consagrados da cidade, como a Sala Municipal Baden Powell e a Estudantina Musical. 

Atualmente é formado por: cavaquinhos (Roberta Nistra e Lucas Machado), violão (Agildo Monteiro), vozes (Chris Mendonça e Ísis Botelho), percussão (Jahi Oliveira, Igor Santos e Amanda Caldas). 

 

Sobre a Livraria Pereira Passos

Localizada no Prédio do IPP, a Livraria Pereira Passos é especializada em publicações sobre planejamento urbano, cartografia, estatística, meio ambiente e historia da Cidade do Rio de Janeiro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira de 9h às 18h.

 

Sobre o Instituto Pereira Passos (IPP)

 O IPP é um órgão de pesquisa e informação sobre a Cidade do Rio de Janeiro. É referência nacional e internacional em gestão de dados e de conhecimento para o planejamento estratégico e integração de políticas públicas, com trabalhos nas áreas de mapeamento, produção cartográfica e aplicação de geotecnologias. A missão do IPP é gerir informação e conhecimento sobre a cidade, de modo que o planejamento de políticas públicas e intervenções urbanas tenham apoio em dados qualificados. Mais do que isso, o IPP contribui para a melhoria das condições de vida da população, a eficiência da gestão pública e da promoção do desenvolvimento urbano. O Instituto também é responsável pela produção e documentação de informações relevantes sobre o município, disponibilizadas ao público na forma de aplicativos, estudos, tabelas e mapas armazenados no portal Armazém de Dados (http://www.armazemdedados.rio.rj.gov.br/)