Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Cidade das Artes promove programação de férias

18/01/2017 14:47:00


Brincadeira, arte, contato com a natureza, trabalhos manuais fazem parte da boa formação de um indivíduo. Por isso, a Cidade das Artes vai promover uma série de atividades durante três sábados, para os pequenos curtirem um tempo livre de qualidade. E a cada dia, a programação seguirá um tema específico. A participação é gratuita!

O presidente da Cidade das Artes, André Marini, comenta que “a Colônia de Férias reforça a vocação da  Cidade das Artes  de ser um espaço  democrático e  comprometido com a diversidade cultural. Teremos muitas atividades para as crianças e suas famílias.  Esperamos que o público  participe amplamente destes sábados  que serão repletos de atividades envolvendo diferentes linguagens artísticas - com brincadeiras, dança,  música, contação  de histórias, cuidados com a horta, pipa e atividades circenses”.

 

 

A programação completa está abaixo:

 

21/01 – ARTE DO BRINCAR

Um sábado dedicado ao tempo livre de qualidade, com vivências artísticas, brincadeiras, contação de histórias, convívio familiar e encontro de pessoas.

14h às 15h – FÁBRICA DE BRINQUEDOS

Durante uma hora as crianças vão aprender a confeccionar brinquedos simples e tradicionais com suas próprias mãos: o cavalo de pau e a peteca são as estrelas da atividade!

15h10 às 17h10 – OFICINA DE ARGILA

O Público poderá explorar livremente o material. Quem quiser se aprofundar na experiência, arte-educadores estarão à disposição e poderão ensinar algumas técnicas especiais.

17h20 às 18h – BOMBAS DE SEMENTE - Grupo Organicidade

As Crianças poderão fazer suas “bombas de semente” para depois semear frutos e hortaliças pelos canteiros da cidade.

Criação de formas lúdicas de argila com sementes nos seus interiores. O Grupo ensinará  o funcionamento da “bomba de semente”, o seu potencial de germinação e o aprendizado que vem com a observação da natureza, através da escuta e respiração para promover o sucesso de qualquer plantio.

É a conscientização e a importância desse contato para a melhoria de vida nas grandes cidades.

14h às 16h – “DANÇA CIRCULAR” com Denise Nagem

Brincar em roda de mãos dadas!

Vamos brincar com as nossas crianças e resgatar a criança que existe em cada adulto, integrando todas as idades com o canto, a dança e os brinquedos cantados de vários povos.

16h às 18h – “ OFICINA DE BAMBOLES” com Camila Rocha

O Público poderá experimentar novas maneiras de brincar com o bambolê e participar de desafios e brincadeiras propostos pela instrutora Camila Rocha - formada pela Hoop Love Coach Training.

16h – Apresentação do Espetáculo “Bigorna – Sobre a leveza insustentável das coisas”, que conta a história de Bibi uma bicicleta Berlineta 78, que experimenta momentos de aventura, questionamento, partida e poesia junto à sua dona, companheiras inseparáveis. O trabalho protagoniza a figura da bicicleta convidando o espectador a compor essa fração de tempo junto às personagens e é produzido a partir da performance/ocupação ''Escuto Histórias Sobre Bicicleta”.

16h30 – “ESCUTO HISTÓRIAS SOBRE BICICLETA” é uma performance/ocupação urbana itinerante que tem como veículo uma bicicleta tandem pedalada pelos irmãos Emilia e Fábio Alcoforado, que atravessam a cidade em busca de histórias para a criação do espetáculo ''Bigorna Sobre a Leveza Insustentável das Coisas''.

BRINCADEIRAS TRADICIONAIS - cordas, piques, elástico e petecas disponíveis para o público explorar com liberdade

PINTURA LIVRE - pano e tinta disponíveis para pintura livre e você se divertir à vontade.

SLACKLINE - uma modalidade esportiva na qual o objetivo é a manutenção do equilíbrio sobre a fita de diversas formas.

ÁRVORE DE LIVROS - Espaço para leitura! É só se aventurar ao colher um livro e degustar os “frutos” de boas histórias.

OFICINA DE PIPAS com o MAX das PIPAS

ESTAÇÃO PARA BARCOS DE PAPEL

 

28/01 – MÚSICA E MOVIMENTO

 Um dia para viver experiências sonoras, danças, instrumentos e ritmos da cultura brasileira.

MÚSICA BRINCANTE COM MONIQUE DESIDERIO

Brincadeiras musicais tradicionais da infância, através de dinâmicas utilizando o corpo e a voz. Atividades livres, abertas ao público. Entrada e saída livres. Além da banda, uma cesta com instrumentos musicais, objetos sonoros e cênicos estarão disponíveis para uso livre do grupo.

14h – Ê BOI (duração 50 minutos)

A narrativa do Bumba meu Boi, enquanto festejo da cultura popular brasileira, contada, cantada e encenada pelos visitantes presentes na Oficina. Uso de objetos cênicos e instrumentos livres.

15h e 16h – BRINCADEIRAS MUSICAIS (50 minutos cada sessão).

Brincadeiras musicais tradicionais da infância, através de dinâmicas utilizando o corpo e a voz. A energia da roda de ciranda enquanto brinquedo popular da cultura brasileira e de diversos povos.

17h – BAILINHO (duração de 50 minutos)

O uso da voz, através da magia do canto coletivo, do corpo em movimento e da dança enquanto fonte de energia e boas vibrações.

14h às 18h – INSTALAÇÃO SONORA E ESTAÇÕES “FAÇA VOCÊ MESMO SEU INSTRUMENTO”

Um mundo de parafernálias para o público experimentar um novo jeito de fazer música e criar o seu próprio instrumento.

16h às 18h – “OFICINA DE DANÇAS POPULARES” com Rio Maracatu

Aula de dança abordando a dança popular brasileira, aprendendo as técnicas e os movimentos básicos da vivência do folguedo, que pode ser o Maracatu de Baque Virado ou Coco de Roda.

 

4/2 - CIRCO- ATIVIDADES CIRCENSES

O público vai conhecer através de um espetáculo teatral, a história do primeiro palhaço negro do Brasil. Em seguida vai se impressionar com os truques de magia, experimentar a graça de ser palhaço e algumas técnicas circenses. Por fim, terá  a alegria de assistir o espetáculo das Marias da Graça!

14h - “UNIVERSO REDONDO - OS CIRCOS DE BENJAMIM” (duração de 50 minutos) com Cia.do Solo

Espetáculo infanto-juvenil que apresenta um pouco da história do primeiro palhaço negro do Brasil e que foi, na virada do século XIX, um dos principais artistas responsáveis pela criação do circo-teatro no Brasil. Encenado pela Cia do Solo, formada por Gabriel Sant´Ana e Martha Paiva, utiliza diversas linguagens como a palhaçaria, contação de histórias, manipulação de bonecos e música ao vivo.

14h às 17h – “OFICINA  BRINCANDO DE PALHAÇO” com Teatro do Sopro - (duração de 50 minutos)

Em turnos variados com até 25 pessoas cada, o público poderá experimentar a graça de ser palhaço! Jogos e brincadeiras com os princípios da graça, passando por nomes, números e música.

14h às 17h – “OFICINA DE CIRCO” com Churumello Circus

 

Malabares – Esta oficina conta com instrutores, dois artistas atuantes no cenário do malabarismo como performáticos e professores de técnicas de malabarismo. Os instrumentos utilizados: bolas, aros e argolas, diabolôs, swing-poi e claves. Esta atividade promove o desenvolvimento de coordenação motora, superação de limites, trabalho em equipe e, claro, diversão!

Bolhas de Sabão Gigantes – Nesta oficina, o lado lúdico e a diversão são os principais objetivos. O artista Tiago Carva, palhaço e pesquisador sobre o universo das bolhas de sabão, demonstra o resultado de seus três anos de pesquisa para produzir as maiores e mais coloridas bolhas. Com diversos instrumentos, o público vive uma experiência sensorial.

Acrobacia de solo e Perna de Pau – Atividade que demonstra aos participantes que o corpo humano também pode se transformar em instrumento de arte. Além de demonstrações das inúmeras possibilidades, os artistas estarão na condição de instrutores, demonstrando ao público as infinitas possibilidades de jogos corporais com acrobacias de solo e perna de pau.

15h – ESPETÁCULO DE MÁGICA com Gabriel Montenegro (duração de 50 minutos)

Ator de teatro desde os 12 anos, Gabriel é também mágico profissional e promete fazer muitos truques reais aqui na Cidade das Artes.

17h – “TEM AREIA NO MAIÔ”, com a trupe As Marias da Graça (duração de uma hora)

A peça conta a história de quatro palhaças que resolvem ir à praia num belo domingo de sol. A trupe embarca num calhambeque rumo à Copacabana e a aventura começa com um pneu furado. Na praia, As Marias desfilam seus maiôs graciosos e divertidos. Enfrentam desastradamente, perigos no mar, chuva de verão e claro, areia no maiô.  Contam piadas, jogam frescobol, dançando coreografias ao som de Roberto Carlos, Elza Soares, entre outros.