Secretaria Municipal de Cultura - SMC
CULTURA INTENSIFICA PARCERIA COM IPHAN

13/01/2017 15:06:00


Aprofundar e tornar ainda mais intensa a parceria entre o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.  A cooperação entre ambas as partes deve ajudar a nortear toda a política cultural empreendida na cidade, disse a secretária de Cultura, Nilcemar Nogueira , durante evento comemorativo pelos 80 anos do IPHAN, realizado, nesta sexta-feira (13), no Museu do Samba, localizado no Morro da Mangueira.

 

 

- Num momento de crise, as parcerias tornam-se ainda mais fundamentais.  O IPHAN foi importantíssimo na construção do Museu do Samba. Agora, como secretária de Cultura, espero elevar este trabalho em conjunto à toda cidade, de forma a respeitar e atender à complexidade de cada região, distribuindo melhor os recursos e apoios da cultura – disse Nilcemar, que recebeu, assim como os demais membros do conselho do Museu do Samba, certificado oferecido pelo Departamento do Patrimônio Imaterial.

 

 A cerimônia contou com a presença da presidente do IPHAN, Kátia Borgea, do presidente da Funarte, Stepan Nercessian (representando o ministro da Cultura, Roberto Freire), a vice-presidente do MIS-RJ, Rachel Valença (também participante do conselho do Museu do Samba) e de bambas, como Nelson Sargento.

 

- A aproximação das instituições que cuidam e velam pela cultura é vital. Nossa sintonia com a atual secretária Municipal de Cultura, Nilcemar, reforça o diálogo que necessitamos ter com a cidade do Rio – ressaltou Kátia Bórgea.

 

Durante o evento, o IPHAN entregou certificado emitido pelo Departamento do Patrimônio Imaterial aos 26 membros do conselho do Museu do Samba. Após a solenidade, todos percorreram a exposição permanente da casa que cuida da memória do principal ritmo brasileiro.