Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Nova secretária de Cultura toma posse e coloca a inclusão como tema central

01/01/2017 19:27:00


Uma cultura plural, inclusiva e diversa. Foi com estes três temas chaves que Nilcemar Nogueira tomou posse como secretária de Cultura do município do Rio de Janeiro, em evento realizado no Palácio da Cidade, neste domingo (1/1), tendo por base a trajetória de uma vida inteira dedicada ao tema. A nova secretária destacou, ao lado do prefeito Marcelo Crivella, a importância da cultura como forma de gerar trabalho, renda e dignidade, principalmente para a população das periferias. Diante dos outros 11 secretários empossados, Nilcemar sugeriu um trabalho integrado entre as pastas para superar os problemas decorrentes da crise econômica que afeta todo o país.

 

– A cultura perpassa diversos temas, por isso a conversa com os demais secretários será fundamental. Precisaremos ter criatividade para superar a crise e manter programas importantes e fundamentais para o povo do Rio. A cultura é um ponto de pacificação. Ela tem um papel transversal em toda sua ação – disse a secretária municipal de Cultura.

 

Ao fim do discurso, Nilcemar cantou um trecho da música O Sol Nascerá (A Sorrir), composta por seu avô, Cartola, em parceria com Elton Medeiros.

 

O prefeito Marcelo Crivella ressaltou a importância da chegada de Nilcemar à secretaria.  Para ele, a nova secretária tem o perfil da cultura carioca. Crivella também cantou um clássico de Cartola, As Rosas não Falam, sendo acompanhado pelo público presente.

 

– E há quem olhe para uma comunidade carente e veja apenas a violência. E há essa poesia maravilhosa que precisamos ressaltar cada vez mais – afirmou o prefeito.

 

Confira abaixo o discurso da nova secretária:

 

Senhor Prefeito Marcelo Crivella, Senhoras e Senhores Secretários de Governo, Autoridades presentes - Boa Tarde!

 

Peço licença para mandar um beijo para meu filho João Victor, minha nora Natalia Basil, meu irmão Pedro Paulo Nogueira e, por meio deles, cumprimento a todos os familiares e demais convidados que aqui se encontram.

 

O começo de um novo ano é sempre tempo de renovação de expectativas e de reafirmação de propósitos. 2017 marca também um momento importante para o Rio de Janeiro: o início de um novo governo para a cidade. Apesar da fase de incerteza que nosso país atravessa, da perplexidade diante tudo o que se desenrola perante nossos olhos, ouso dizer que este é um momento de esperança.

Mais uma vez, a vontade da maioria da população apontou para a necessidade de mudança. E, hoje, quando toma posse o prefeito Marcelo Crivella, eleito democraticamente, é com justificado orgulho que me vejo aqui porta-voz do secretariado escolhido para dividir com ele a enorme responsabilidade de governar o destino de nossa cidade. Um governo de todos e para todos os cariocas; um governo de escuta; um governo que respeitará e estimulará a expressão da diversidade que é a característica maior dos jeitos de ser e de viver dos cariocas; um governo plural, inclusivo e apaixonado pela cidade, e a paixão pela cidade e pelos cariocas é o que nos move.

 

Acredito que esta deferência em me escolher para falar em nome do secretariado - tenha sido exatamente pela força estratégica da secretaria que ocuparei - o que me levou a atender prontamente a este honroso convite. Pois é a cultura que nos une, que representa o elo entre pessoas, bagagens e trajetórias tão diferentes como as que formam a equipe do novo prefeito. Pois todos e cada um dos secretários que aqui tenho a honra de representar, trazem a marca especial de nossa cultura carioca, uma cultura rica, múltipla, e que já foi, em algum momento do passado, flexionada: tivemos outrora uma secretaria das culturas, como devem lembrar-se. Flexão, a meu ver, desnecessária, já que é da natureza da cultura ser plural, vária, includente e abrangente.

 

Assim como hoje tenho a honra de representar todos os secretários e secretárias que começam aqui a enfrentar o prazeroso desafio de governar, sob a coordenação do prefeito Crivella, desejo que a cultura desta cidade esteja amplamente representada e contemplada em todas as áreas da nova gestão.

 

A cidade do Rio de Janeiro, capital do país por tantos anos, é, ainda hoje, reconhecida como a capital cultural do país, polo de criatividade no cinema, no teatro, na dança, na música, na literatura, rica em equipamentos culturais de qualidade e importância, como museus, bibliotecas, casas de espetáculo, e, paralelamente a todos esses valores, também nas ruas, em cada esquina, em cada praia, em cada beco, em cada viela esta mesma criatividade se faz presente: a dança se renova nas calçadas, onde esbarramos também com manifestações de criatividade gastronômica popular, com a beleza da música, com a inventividade da criação na indumentária.

 

Cultura é educação, cultura é economia, cultura é trabalho, cultura é promoção social, cultura é saúde. Assim como educação é cultura, economia é cultura, trabalho é cultura, promoção social é cultura, saúde é cultura. Estamos assim, todos os secretários, irmanados, articulados na construção de ações de governo que levem ao bem-estar e ao desenvolvimento pleno dos cidadãos. Há enormes desafios pela frente. Mas há igualmente, entre nós secretários, enorme sinergia para enfrentá-los e vencê-los.

 

Tradição e renovação de mãos dadas, produzindo cidadãos capazes de empreender, de gerir, de crescer e fazer crescer. Cidadãos como eu, como meus colegas secretários, cada um com sua história de vida particular, mas sempre tributária de todo esse amálgama que é a cultura e o espírito carioca. Em nome dessa cultura comum – bagagem que trazemos para caminhar por essa trilha –, é que ressalto a importância do trabalho conjunto e integrado de toda a equipe, que nos tornará mais fortes para encarar obstáculos que nos aguardam. Todos da equipe, sem exceção, nutrem um profundo sentimento de amor à cidade e de desejo em vê-la reencontrar o rumo da beleza, da força criativa, da igualdade de oportunidades, da paz e da felicidade.

 

Creio na cultura como forma de diminuir a absurda exclusão social que fez e faz desta uma cidade partida. Creio na cultura de todos e para todos. Creio na cultura como forma de gerar trabalho e emprego e alavancar a economia. Creio na cultura como forma de atrair turistas. Creio na cultura como poderosa ferramenta contra a intolerância, pela aceitação e o respeito à rica diversidade de raça, de credo religioso, de gênero que aqui se apresenta. Creio na cultura como alimento da pacificação. Creio, enfim, na cultura como forma de libertação.

 

Para isso, muitas afinidades se descobrirão, muitas parcerias se firmarão, dentro e fora do âmbito do governo, estou certa disso. Este é um governo que trabalhará em íntimo contato com a sociedade civil, com os movimentos populares organizados, o empresariado, as diversas esferas políticas municipais, os governos estaduais e federal, dialogando, criando pontes, construindo parcerias. Deverá nortear nossas ações o desejo mais forte do prefeito Crivella: cuidar das pessoas. Cuidar, sem paternalismo, dar a elas condições de desenvolver com plenitude suas potencialidades, garantir a elas o usufruto de seus direitos e a consciência de seus deveres, para que conquistem a cidadania plena, condição básica para alcançar uma sociedade justa e a cidade integrada com que sonhamos.

 

Obrigada, prefeito Marcelo Crivella, pela oportunidade de mostrar meu amor à cidade em que nasci e cresci. Obrigada ainda por me permitir ser a voz de todo seu secretariado nesta data histórica. Obrigada, companheiros secretários, pela confiança que me esforçarei por merecer, a cada dia, mais e mais. A todos os cariocas, garanto que trabalharemos incansavelmente para que cada cidadão tenha mais orgulho e paixão por viver onde vivemos.

 

Por um Rio de Janeiro pleno para todos!

 

"Finda a tempestade o sol nascerá"

 

Por um Rio de Janeiro justo, plural e cidadão!