Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Prefeitura inaugura terceiro ponto de distribuição do Passaporte Cultural do Rio no CCBB

16/06/2016 11:18:00


A Secretaria Municipal de Cultura inaugurou na manhã desta quarta (15) o terceiro ponto de distribuição do Passaporte Cultural Rio no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), de olho na inscrição de estrangeiros. O secretário municipal de Cultura, Junior Perim, o secretário Executivo de Coordenação de Governo, Rafael Picciani e o diretor do CCBB, Fábio Cunha, foram os primeiros a retirar seus passaportes no novo posto de entrega no Centro. A cerimônia também contou com a presença do diretor teatral, documentarista e escritor Marcus Faustini.

 

De olho no forte movimento de turistas que virão à cidade durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o Passaporte Cultural Rio fomenta a gratuidade e descontos de no mínimo 10% em mais de 700 atrações culturais, além de estabelecimentos comerciais parceiros, entre eles livrarias, bares e restaurantes, e serviços como transporte até setembro de 2016. Durante o evento, o secretário municipal de Cultura, Junior Perim, comemorou o destaque proporcionado à produção artística carioca. "A cidade já tem uma vocação turística e esta nossa ferramenta servirá de estímulo ao consumo da produção cultural feita no município. Queremos que todo o fluxo turístico que estará no Rio viva essa experiência!"

 

 

Já o secretário Executivo de Coordenação de Governo da Prefeitura do Rio, Rafael Picciani, enfatizou que o passaporte é uma ótima oportunidade para que turistas e cariocas estejam por dentro da programação cultural da cidade e conheçam novos espaços. "Ele é um grande instrumento de inclusão da cultura na vida da população carioca e dos visitantes que estarão por aqui durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos", disse Picciani.

 

De olho no conforto dos turistas que já colocam o CCBB nos seus roteiros turísticos pela Cidade Maravilhosa, o novo ponto de distribuição vai funcionar de quarta a segunda, das 10h às 20h. O diretor da instituição cultural, Fábio Cunha, também retirou seu documento e relembrou a experiência do ano passado com o Passaporte dos Museus Cariocas. Somente no CCBB foram distribuídas 20.000 unidades. "Ao unir uma programação diversificada com qualidade, seja gratuita ou a preço popular, conseguimos chegar numa equação que faz com que nós tenhamos um grande público, tanto de brasileiros como de estrangeiros. Estamos preparados para os Jogos", comemora Cunha. O site do passaporte já traz versões em inglês e espanhol.  

 

O criador da Agência de Redes Para a Juventude, Marcus Faustini, foi uma das personalidades presentes. "O passaporte ajuda a organizar a experiência da cultura na cidade. Ela deixa de ser segmentada, estimula o acesso, além de trazer novos parceiros para a cultura no Rio. Estou louco para usar o meu", contou Faustini, que trabalhou como office boy no CCBB na década de 80.

 

Como fazer e usar o seu Passaporte Cultural Rio
 

O Passaporte Cultural Rio é semelhante ao documento usado em viagens: a cada atração ou estabelecimento visitado, o usuário ganha um carimbo para marcar a experiência. O documento pode ser solicitado por meio do site www.passaporteculturalrio.com, onde o usuário pode escolher a opção de receber pelos Correios ou retirar em um dos três pontos em funcionamento: Cinelândia, Terminal Alvorada e CCBB. Para brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, o passaporte é gratuito. Turistas estrangeiros pagam R$15.

 

No site do passaporte estão disponíveis todos os detalhes das atrações que fazem parte do Circuito Cultural, incluindo sugestões de roteiros por região e por temas.